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Título: Modelos sensoriais para os deficientes visuais voltados ao ensino da botânica
metadata.dc.creator: CUNHA, Élida Samara de Sousa
Palavras-chave: Acessibilidade;Ensino-aprendizagem;Morfologia Vegetal;Práticas Inclusivas
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CUNHA, Élida Samara de Sousa. Modelos sensoriais para os deficientes visuais voltados ao ensino da botânica. Orientadora: Cristina Aledi Felsemburgh. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1589
Abstract: The objective of this work was to analyze the use of tactile sensory models as alternatives to include visually impaired students to facilitate the teaching of botanic. Braille is a tactile reading and writing system for blind people. It originated in France in the 19th century and bears the name of its inventor Louis Braille. This system is composed by the combination of six dots arranged in two columns of three raised points, denominated as cell.Braille arrived in Brazil in 1854 through the Brazilian José Álvares de Azevedo, which studied and learned about this system in France, where he studied in a school for the visually impaired.From that, Braille was widespread throughout the country, becoming the method of reading and writing for the visually impaired. The study was carried out with a group of visually impaired students at the institution of the Secretaria de Estado de Educação-Seduc-5ª Ure-Unidade Regional de EducaçãoSantarém-Pará.The tactile sensory models were elaborated representing the foliar morphology, with morphologic description written in Braille.The models were applied and exposed to the students along with theoretical explanation about the content addressed. Positive results of the project using sensory models were observed, where 100% of the students comprehended the content addressed. In conclusion, the usage of tactile sensory materials had a good acceptance and allowed the comprehension and understanding about the content addressed.
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho analisar o uso de modelos sensoriais táteis como alternativas de inclusão de alunos com deficiência visual para facilitar o ensino da botânica. O Braille é um sistema tátil de leitura e escrita para pessoas cegas, teve sua origem na França no século XIX e carrega o nome do seu inventor Louis Braille. Esse sistema é composto pela combinação de seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos em alto relevo, denominando-se célula. O Braille chegou ao Brasil em 1854 pelo brasileiro José Álvares de Azevedo, que estudou e aprendeu sobre esse sistema na França, onde estudou em uma escola para cegos. A partir disto, o braille difundiu-se pelo país, tornando-se o método de escrita e leitura para cegos. O trabalho foi realizado com um grupo de alunos com deficiência visual na instituição da Secretária de Estado de Educação-Seduc-5ª Ure-Unidade Regional de Educação Santarém-Pará. Os modelos sensoriais táteis foram confeccionados representando a morfologia foliar, com a descrição morfológica escrita em braille. Os modelos foram aplicados e expostos aos alunos juntamente com explanação teórica sobre o conteúdo abordado. Observou-se resultados positivos do trabalho com uso dos modelos sensoriais, onde 100% dos alunos compreenderam o conteúdo. Conclui-se que a utilização de materiais sensoriais táteis teve boa aceitação e permitiu a compreensão e entendimento sobre o conteúdo abordado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1589
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