Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Título : Observação de práticas de educação ambiental no ensino fundamental de uma esco-la municipal em Santarém-Pa
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Lícia Talita Campos
Palabras clave : Educação ambiental - Ações;Educação formal;Ensino fundamental;Sustentabilidade
Fecha de publicación : 6-jul-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : OLIVEIRA, Lícia Talita Campos. Observação de práticas de educação ambiental no ensino fundamental de uma esco-la municipal em Santarém-Pa. Orientadora: Quêzia Leandro de Moura. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências e Tecnologia das Águas) - Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em:
Resumen : Environmental education must be present at all levels and modalities of the educational process, whether formal or informal. The present study aimed to describe the practices and projects of environmental education in classes of 6 . and 7 . year in the Municipal School of Early Childhood and Elementary Fluminense. The data and information of educational practices were listed through documentary research and observation, being carried out through dialogues with employees, monitoring of activities: lectures, actions and practices, photographic records of the school areas and materials related to the projects. Two projects of playful activities of environmental education were identified in partnership with the Federal University of the West of Pará (UFOPA), in addition to holding events on dates allusive to environmental issues, noting the interaction of the university with the school, to organize actions that meet the principles of the National Environmental Education Policy. Therefore, it is concluded that the school meets good environmental education practices, which should be maintained and expanded with the realization of partnerships with other institutions aimed at promoting environmental education, in a participatory and sustainable way.
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, seja ele de caráter formal ou informal. O presente estudo objetivou descrever as práticas e projetos de educação ambiental em turmas do 6 ° e 7 ° ano na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Fluminense. Os dados e informações das práticas educativas foram elencados por meio de pesquisa documental e observação, sendo realizados por meio de diálogos com os colaboradores, acompanhamento das atividades: palestras, ações e práticas, registros fotográficos das áreas da escola e dos materiais referentes aos projetos. Foram identificados dois projetos de atividades lúdicas de educação ambiental com parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), além da realização de eventos em datas alusivas às questões ambientais, notando-se a interação da universidade com a escola, em organizar ações que atendem aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental. Portanto, conclui-se que a escola atende boas práticas de educação ambiental, as quais devem ser mantidas e expandidas com a realização de parcerias com outras instituições voltadas à promoção da educação ambiental, de forma participativa e sustentável.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Aparece en las colecciones: ICTA - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_ObservaçãoDePráticasDeEducação.pdf913,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.