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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LOBATO, Fábio Manoel França-
dc.date.accessioned2024-07-08T21:50:47Z-
dc.date.available2024-07-08T21:50:47Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationBATISTA, Alessandra Giselle Silva. Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. Orientador(a): Fábio Manoel França Lobato. 2023. 127 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614-
dc.description.abstractGlobalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro and Small Businesses (MSEs) needed to adapt abruptly. To mitigate impacts and generate competitiveness, we transfered Know-how through process mapping, using the Technology-Organization-Environment (TOE) framework, the European Skills Assessment Framework (DIGICOMP), and digital business models. In this sense, we sought to answer the following questions: Q1 - What factors interfere the communication digitalization of MSEs? Q2 - What digital strategies can help increase the competitiveness of MSEs? To this end, bibliographical, documentary, prescriptive research, and action research of a quantitative-qualitative nature were carried out with MSEs in Santarém - Pará. Teaching materials were developed, specifically guides and instructional media programs, to adapt and standardize digital communication processes based on data collection and training. To align the methodology, a pilot was carried out with 11 MPEs and later with 15 MPEs; The results demonstrated that despite the available technology, digital media were not fully utilized by MSEs. The actions promoted sustainable development and increased the competitiveness of the companies served. The main barriers to adapting to digital were the entrepreneurs' time, lack of soft skills (such as leadership and organization), lack of training in digital resources, and generating low employee skills. The influencing factors were flexibility, market pressure, and public policies. It was found that there is room to gain competitiveness by using digital media based on strategic planning development and skills improvement.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectTransferência de know-how.pt_BR
dc.subjectPlanejamento digitalpt_BR
dc.titleEstratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760010646377148pt_BR
dc.description.resumoA globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas Empresas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know-how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica TecnologiaOrganização-Ambiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1 - Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir da coleta de dados e realização de treinamentos. Para alinhar a metodologia, foi realizado um primeiro momento com oficinas profissionalizantes; os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As ações promoveram desenvolvimento sustentável e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, a carência de soft skills (como liderança e organização), falta de treinamento dos recursos digitais, gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorBATISTA, Alessandra Giselle Silva-
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

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