Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Título : Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA.
metadata.dc.creator: BATISTA, Alessandra Giselle Silva
Palabras clave : Digitalização;Transferência de know-how.;Planejamento digital
Fecha de publicación : 25-sep-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : BATISTA, Alessandra Giselle Silva. Estratégias de digitalização comunicacional para micro e pequenas empresas como promotoras da inovação e competitividae em Santarém – PA. Orientador(a): Fábio Manoel França Lobato. 2023. 127 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Resumen : Globalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro and Small Businesses (MSEs) needed to adapt abruptly. To mitigate impacts and generate competitiveness, we transfered Know-how through process mapping, using the Technology-Organization-Environment (TOE) framework, the European Skills Assessment Framework (DIGICOMP), and digital business models. In this sense, we sought to answer the following questions: Q1 - What factors interfere the communication digitalization of MSEs? Q2 - What digital strategies can help increase the competitiveness of MSEs? To this end, bibliographical, documentary, prescriptive research, and action research of a quantitative-qualitative nature were carried out with MSEs in Santarém - Pará. Teaching materials were developed, specifically guides and instructional media programs, to adapt and standardize digital communication processes based on data collection and training. To align the methodology, a pilot was carried out with 11 MPEs and later with 15 MPEs; The results demonstrated that despite the available technology, digital media were not fully utilized by MSEs. The actions promoted sustainable development and increased the competitiveness of the companies served. The main barriers to adapting to digital were the entrepreneurs' time, lack of soft skills (such as leadership and organization), lack of training in digital resources, and generating low employee skills. The influencing factors were flexibility, market pressure, and public policies. It was found that there is room to gain competitiveness by using digital media based on strategic planning development and skills improvement.
metadata.dc.description.resumo: A globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas Empresas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know-how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica TecnologiaOrganização-Ambiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1 - Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir da coleta de dados e realização de treinamentos. Para alinhar a metodologia, foi realizado um primeiro momento com oficinas profissionalizantes; os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As ações promoveram desenvolvimento sustentável e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, a carência de soft skills (como liderança e organização), falta de treinamento dos recursos digitais, gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Aparece en las colecciones: Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EstratégiasDeDigitalizaçãoComunicacional.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.