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Título: Uma breve análise do empreendedorismo feminino no Brasil
metadata.dc.creator: FARIAS, Thais Rodrigues
Palavras-chave: Inovação No Mercado;Igualdade De Gênero;Oportunidade De Trabalho
Data do documento: 27-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FARIAS, Thais Rodrigues. Uma breve análise do empreendedorismo feminino no Brasil. Orientador: Sandro Leão. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1691
Abstract: The objective of the present work was to analyze how gender issues affect entrepreneurship in Brazil. The difficulties encountered by women, in a society that has prejudices and a predominantly male view of business, which generate a lack of credibility on top of women, in this way, it is necessary to understand what leads women to undertake and what are their greatest motivations, despite obstacles. The method used to solve the research problem was the Qualitative and exploratory method as a bibliographic survey. The present study showed that Brazil in recent years (2015 to 2019) has shown significant growth in relation to entrepreneurship, as well as a significant advance in the contribution of women to the economy, an increase in entrepreneurship by opportunity. In the years 2018 and 2019, there was an increase in the rates of initial entrepreneurs (TEA) and established entrepreneurship (TEE) for both males and females. The specific-efficiency rate was higher for male initial entrepreneurs (TEA) only in the 1st evaluation, while female initial entrepreneurs (TEA) stood out in the 2nd and 3rd evaluation. And in the 1st, 2nd and 3rd evaluation, the specific efficiency rate was higher for male established entrepreneurship (TEE) when compared to female (TEE). Opportunity entrepreneurship (TEO) for men was higher than for women, noting that female established entrepreneurship (TEE) remained very low in the three assessments. Despite observing stability and longer business survival period for males. It is worth mentioning the rise of female initial entrepreneurs, contributing to the development of the Brazilian economy by starting profitable activities, generating jobs and income, and gradually reducing the gender bias towards these activities. However, this is a broad topic where there is much to be studied. Thus, it is presented as a suggestion for future work the deepening of the study of entrepreneurship and gender prejudice, which could bring more results, and would serve as a comparison with the data obtained in this work. In addition, it is worth mentioning the contribution of this study on female entrepreneurship, bringing important results that contribute to a greater understanding of women who seek in entrepreneurship a way to develop professionally and to free themselves from the prejudices imposed by society.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar como as questões de gênero afetam o empreendedorismo no Brasil. As dificuldades encontradas pelas mulheres, em uma sociedade que tem preconceitos e uma visão predominantemente masculina de negócios, o que gera falta de credibilidade em cima das mulheres, dessa forma, é preciso compreender o que leva as mulheres a empreender e quais suas maiores motivações, apesar dos obstáculos. O método utilizado para resolver o problema da pesquisa foi a qualitativa e de caráter exploratório como levantamento bibliográfico. O presente estudo mostrou que o Brasil nos últimos anos (2015 a 2019) apresentou um crescimento significativo em relação ao empreendedorismo, assim como avanço significativo na contribuição do sexo feminino na economia, aumento do empreendedorismo por oportunidade. Isso pode ser comprovado nos anos de 2018 e 2019 houve aumento nas taxas de empreendedores iniciais (TEA) e empreendedorismo estabelecido (TEE) tanto para o gênero masculino quanto para o feminino. A taxa de específica-eficiência foi maior para os empreendedores iniciais (TEA) do sexo masculino apenas na 1ª avaliação, enquanto os empreendedores iniciais (TEA) do sexo feminino se destacaram na 2ª e 3ª avaliação. E na 1ª, 2ª e 3ª avaliação, a taxa específica de eficiência foi maior para o empreendedorismo estabelecido (TEE) do sexo masculino quando comparou-se com o (TEE) feminino. O empreendedorismo oportunidade (TEO) masculino foi superior ao feminino, observando que o empreendedorismo estabelecido (TEE) feminino se manteve muito baixo nas três avaliações. Apesar de observar a estabilidade e maior período de sobrevivência dos negócios para o sexo masculino. Vale ressaltar a ascensão de empreendedores iniciais para o sexo feminino, contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira ao iniciarem atividades lucrativas, gerando empregos e rendas, e reduzindo de forma gradativa o preconceito de gênero para essas atividades. Contudo, este é um tema abrangente onde há muito o que ser estudado. Assim, apresenta-se como sugestão para trabalhos futuros o aprofundamento do estudo do empreendedorismo e o preconceito de gênero, o que poderia trazer mais resultados, e serviria de comparativo com os dados obtidos no presente trabalho. Além disso, vale ressaltar a contribuição deste estudo sobre empreendedorismo feminino, trazendo importantes resultados que contribuem para uma maior compreensão da mulher que busca no empreendedorismo uma forma de se desenvolver profissionalmente e de se libertar dos preconceitos impostos pela sociedade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1691
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas

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