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Título: Influência da educação financeira e sustentabilidade na infância: um estudo de caso em uma escola pública de Santarém/PA
metadata.dc.creator: BATISTA, Daniele Sousa
Palavras-chave: Educação Financeira;Sustentabilidade;Consumo Sustentável;Projeto Escolar;Formação Cidadã
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BATISTA, Daniele Sousa. Influência da educação financeira e sustentabilidade na infância: um estudo de caso em uma escola pública de Santarém/PA. Orientador: Jhonata da Silva Pereira. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
Abstract: Sustainability and Financial education are extremely important topics for the development of a more balanced, fair and sustainable society. This work is the result of a case study and aims to examine the influence of financial and sustainable education on the development of intellectual autonomy and skills of elementary school students in everyday situations that require a more active attitude on the subject. This work derives from the Financial Education Project for Sustainable Consumption, carried out with 5th grade students from the Aderbal Tapajós Caetano Corrêa School, located in the city of Santarém-Pa. The research exposes concepts, characteristics, reflections and guidelines that support the investigation, presenting the role of the school as an environment for learning knowledge and posture in social life, directly influencing the student's citizenship formation, becoming a favorable environment to promote initiation of financial education and sustainability in children's daily lives. The study also presents the applied project, its objectives and methodology, and finally, the analysis of the results, which are positive in the formation of children as sustainable consumers and transmitters of solid values.
Resumo: Sustentabilidade e educação financeira são temas de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada, justa e sustentável. Estes temas devem ser abordados em todos os níveis educacionais, desde a infância até a idade adulta e devem ser promovidos a partir de políticas públicas, parcerias entre governo, empresas e sociedade civil, visando o benefício de todos. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso e tem por objetivo examinar a influência da educação financeira e sustentável no desenvolvimento da autonomia intelectual e habilidades de educandos do ensino fundamental diante de situações do cotidiano que exigem uma postura mais ativa sobre o assunto. Este trabalho deriva do Projeto “Educação Financeira para o Consumo Sustentável”, realizado com alunos de 5º ano da Escola Aderbal Tapajós Caetano Corrêa, localizada na cidade de Santarém-Pa. A pesquisa expõe conceitos, características, reflexões e normas jurídicas que embasam a investigação, apresentando o papel da escola como ambiente de aprendizagem de conhecimento e de postura no convívio social, influenciando diretamente na formação cidadã sustentável do aluno, tornando-se um ambiente favorável para promover a iniciação da educação financeira e sustentabilidade no cotidiano das crianças. O estudo apresenta ainda o projeto aplicado, seus objetivos e metodologia, e, por fim, a análise dos resultados, os quais se mostram positivos na formação das crianças como consumidores sustentáveis e transmissores de valores sólidos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
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