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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares-
dc.date.accessioned2024-08-09T20:39:26Z-
dc.date.available2024-08-09T20:39:26Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationARRUDA, Elenise Pinto de. Gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino de Santarém/Pa (2005-2020): implicações da nova gestão pública. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2024. 232 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1762pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1762-
dc.description.abstractThe present work is the result of doctoral research that deals with the management of full-time education in the municipality of Santarém/Pará from 2005 to 2020 and its general objective was to analyze the implications of New Public Management in the full-time education management in the Santarém/PA municipal education network from 2005 to 2020, considering its approximations and contradictions. The methodological path is conducted based on the historical-dialectical materialist conception, covering survey and theoretical study, documentary research and consultations on public portals. The results demonstrate that New Public Management is a consequence of the restructuring of the state in the face of changes in the capitalist mode of production, which demanded a new form of public service administration, and was characterized as the introduction of principles and methods of private management in public Management. In Santarém, it was identified that full-time education materializes in two forms: the full-time school and the full-time student and that the expansion of the working day is strongly linked to the execution of federal government programs, the extinct Programa Mais Educação and Programa Novo Mais Educação. As initiatives of the municipal public authorities there are the three full-time schools: Irmã Dorothy Mae Stang, Frei Fabiano Merz and Escola Antônio Pereira da Silva and the three schools that work with complementary environmental education and arts activities: Escola da Floresta, Escola de Educação Ambiental Escola do Parque, Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy. As for managerial management, we found that it was implemented in the Santarém education network, especially through the partnership between the Instituto Ayrton Senna and the Santarém City Hall and through the implementation of the Mais Educação and Novo Mais Educação Programs. Despite the specificities, contradictions, and approximations, both align with managerialist ideas, being grounded in a market-driven and market-oriented conception of education. Antagonistic to omnilateral education, which confirms the thesis ofthis work that the management of education within the assumptions of comprehensive education is incompatible with the demands of a results-oriented management, based on market-driven managerial principles as conceived by the New Public Management.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectNova gestão públicapt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação na Amazôniapt_BR
dc.titleGestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino de Santarém/Pa (2005- 2020): implicações da nova gestão públicapt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1699980372053932pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado que trata da gestão da educação de tempo integral no município de Santarém/Pará no período de 2005 a 2020 e teve como objetivo geral analisar as implicações da Nova Gestão Pública na gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino Santarém/PA no período de 2005 a 2020, considerando suas aproximações e contradições. O percurso metodológico é conduzido com base na concepção materialista histórico-dialética, abrangendo levantamento e estudo teórico, pesquisa documental e consultas em portais públicos. Os resultados demonstram que a Nova Gestão Pública é consequência da reestruturação do estado frente às mudanças do modo de produção capitalista, o que demandou uma nova forma de administração do serviço público, e caracterizou-se como a introdução de princípios e métodos da gestão privada na gestão pública. Em Santarém, identificou-se que a educação de tempo integral se materializa de duas formas: a escola de tempo integral e o aluno de tempo integral e que a ampliação da jornada está fortemente atrelada à execução de programas do governo federal, os extintos Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Como iniciativas do poder público municipal temse as três escolas de tempo integral: Irmã Dorothy Mae Stang, Frei Fabiano Merz e Escola Antônio Pereira da Silva e as três escolas que trabalham com atividades complementares de educação ambiental e artes: Escola da Floresta, Escola de Educação Ambiental Escola do Parque, Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy. Quanto à gestão gerencial, verificamos que foi implementada na rede de ensino de Santarém especialmente por meio da parceria do Instituto Ayrton Senna com a Prefeitura de Santarém e pela efetivação dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Apesar das especificidades, contradições e aproximações, ambos estão em consonância com o ideário gerencialista e partem de uma concepção de educação conduzida e voltada ao mercado, antagônica à educação omnilateral, o que confirma a tese deste trabalho que a gestão da educação nos pressupostos da formação integral é incompatível com as exigências de uma gestão focada em resultados, baseada em princípios gerenciais de mercado como pensada pela Nova Gestão Pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação na Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Ciências Humanaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaEstado, políticas públicas e gestão da educação.pt_BR
dc.creatorARRUDA, Elenise Pinto de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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