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dc.contributor.advisor1MESCHEDE, Marina Smidt Celere-
dc.date.accessioned2024-08-22T18:26:00Z-
dc.date.available2024-08-22T18:26:00Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Adria Pereira da. O perfil discente e desempenho acadêmico em tempos de pandemia Covid-19: uma nova forma aprendizagem. Orientadora: Marina Smidt Celere Meschede. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1819pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1819-
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the profile of academics from health courses at the Federal University of Oeste do Pará (UFOPA) and aspects related to their academic performance in times of a pandemic. The new coronavirus, SARS-COV-2, the etiological agent of Covid-19, spread quickly throughout the world, affecting, among other sectors, education. The teaching activities at the university were being carried out in their remote format and the students needed, in turn, to adapt to this new methodological context of training. To achieve the objectives, a questionnaire with closed questions was applied via email to students from three courses in the health area. Fifty students aged between 18 and 52 participated, most of them female and single, from one to two monthly minimum wages and living with more than three people in the household, practiced physical activity at least 3 times/week during the pandemic. In general, the participants dedicate themselves to academic life in an integral way, most of them have no employment relationship and have not received a scholarship or other financial aid. As for the health profile issues, the results showed that most students did not have a positive test for Covid-19 until October 31, 2021 and did not need leaves and/or hospitalizations due to illness. Regarding academic performance, most said they have space for home studies, use their cell phones and wifi to attend classes, spend about 4 to 6 hours/day in online activities, however, they pointed out that the greatest difficulty is related to understanding content in the remote classroom. From the results, it is concluded that the new pandemic moment affected the way of teaching and learning of these university students and the new format brought important challenges that influenced academic performance.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleO perfil discente e desempenho acadêmico em tempos de pandemia Covid-19: uma nova forma aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9892405175193407pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6740-2747pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0315034444431020pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6519-9466pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil de acadêmicos de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o aspectos relacionados ao seu desempenho acadêmico em tempos de pandemia. O novo coronavírus, SARS-COV-2, agente etiológico da Covid-19, propagou-se de maneira rápida no mundo inteiro, afetando dentre outros setores, o educacional. As atividades de ensino na universidade estavam sendo executadas em seu formato remoto e os discentes necessitaram, por sua vez, se adaptar a esse novo contexto metodológico de formação. Para o alcance dos objetivos aplicou-se um questionário de perguntas fechadas via e-mail com estudantes de três cursos da área da saúde. Participaram 50 estudantes com idade entre 18 a 52 anos, sendo a maioria do gênero feminino e solteiros, que recebem um a dois salários mínimos mensais e residem com mais de três pessoas no domicilio, praticaram pelo menos 3 vezes atividade física/ semana durante a pandemia. No geral, os participantes se dedicam a vida acadêmica de forma integral, a maioria não tem vínculo empregatício e nem recebeu bolsa ou outro auxílio financeiro. Quanto as questões do perfil de saúde os resultados mostraram que a maior parte dos discentes não testaram positivo para Covid-19 até dia 30 de novembro de 2021 e não necessitaram de afastamentos e/ou internações por motivos de doenças. Em relação ao desempenho acadêmico, a maioria disse apresentar espaço para estudos em domicilio, usam o celular e wifi para assistir as aulas, passam cerca de 4 a 6 horas/dia nas atividades online, entretanto, apontaram que a maior dificuldade está relacionada ao entendimento dos conteúdos na sala de aula virtual. A partir dos resultados, conclui-se que o novo momento pandêmico afetou a forma de ensino aprendizagem desses universitários e o novo formato trouxe desafios importantes que influenciaram no desempenho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.creatorSILVA, Adria Pereira da-
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
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