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Título: Avaliação da segurança alimentar e nutricional em escolas do Eixo Forte, Santarém, Pará
metadata.dc.creator: PEREIRA, Larissa Luana Silveira
REGO, Raíssa Vasconcelos
Palavras-chave: Alimentação escolar;Alimentação escolar;Ecossistema amazônico;Ecossistema amazônico;Nutrição da criança;Nutrição da criança;Segurança alimentar e nutricional;Segurança alimentar e nutricional
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Larissa Luana Silveira. REGO, Raíssa Vasconcelos. Avaliação da segurança alimentar e nutricional em escolas do Eixo Forte, Santarém, Pará. Orientadora: Marina Smidt Celere Meschede. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Saúde) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Abstract: Food and Nutrition Security ensures regular and permanent quality food for the population. The school phase deserves food attention due to the teaching-learning process and child growth/development. The National School Feeding Program (PNAE) is a strategy that emerges in the context of ensuring the right to healthy eating in the school environment. The present study aimed to evaluate food and nutritional security in schools located in The Forte Axis, Santarém, Pará. Data on the nutritional profile were obtained from anthropometric measurements. A hygienic and sanitary evaluation was carried out from the Checklist at food preparation sites in schools. The acceptability of the preparations served was verified through the application of tests. Finally, the main food groups that constituted the school lunch menu were performed. The results showed that anthropometric measurements of most students were adequate for age, however, a percentage of students with short stature for age was observed predominantly at São Braz school. Regarding weight for age, there was an overweight trend in both schools and also a percentage, although small, of children with low weight for age in schools. The sanitary conditions of the food preparation sites in both schools were regular with a score of 67 points and 66 points in the schools of São Braz and Irurama, respectively. The acceptability of lunch at São Braz school showed that "Vatapá" (85%) and "Rice, Beans and Charque" (73%) obtained a higher percentage of acceptance in são Braz and Irurama schools, respectively. The food group "Tubers and Roots" was very present (7-8 times in weekly frequency), however, "Legumes" and "Fruits" need to be better incorporated into the schools menu. It is concluded that children need to be routinely monitored for anthropometric measurements, especially at São Braz school. Food preparation sites should be reviewed as they may compromise food security in schools. The group of "Fruits" and "Vegetables and Legumes" should be encouraged, since they bring contributions to child growth and development.
Resumo: A Segurança Alimentar e Nutricional assegura alimentação de qualidade regular e permanente para a população. A fase escolar merece atenção alimentar devido ao processo de ensino-aprendizagem e crescimento/desenvolvimento infantil. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma estratégia que surge no contexto de assegurar o direito à alimentação saudável no ambiente escolar. O presente trabalho buscou avaliar a segurança alimentar e nutricional em escolas localizadas no Eixo Forte, Santarém, Pará. Foram obtidos dados do perfil nutricional a partir de medidas antropométricas. Foi realizado uma avaliação higiênico-sanitária a partir da Lista de verificações nos locais de preparo dos alimentos nas escolas. Verificou-se a aceitabilidade das preparações servidas por meio da aplicação de testes. E por fim, foi realizada a análise dos principais grupos alimentares que constituíram o cardápio da merenda escolar. Os resultados mostraram que as medidas antropométricas da maior parte dos escolares estiveram adequadas para IMC/I (71,2%); P/I (79,5%) e A/I (93,6%) na escola São Braz, entretanto, observou-se um percentual de alunos com baixa estatura nas faixas etárias de 6 anos(25%), 8anos(6%), 9anos (5%) e 13 a 13 anos e 11 meses(13%) com percentuais predominantemente na escola São Braz. Quanto ao peso para idade, observou-se uma tendência de sobrepeso cerca de (20%) e (18%) na escola São Braz e Irurama respectivamente e, também, um percentual, ainda que pequeno, de crianças com baixo peso para idade (3%) e (1%) nas escolas São Braz e Irurama respectivamente. As condições sanitárias dos locais de preparo dos alimentos em ambas escolas se mostraram regulares com uma pontuação de 67 pontos e 66 pontos nas escolas São Braz e Irurama, respectivamente. A aceitabilidade da merenda na escola São Braz mostrou que o “Vatapá” (85%) e o “Arroz, Feijão e Charque” (73%) obtiveram maior percentual de aceitação nas escolas São Braz e Irurama, respectivamente. O grupo alimentar “Tubérculos e Raízes” mostrou-se bastante presente (7-8 vezes na frequência semanal), contudo, “Leguminosas” e “Frutas” precisam ser melhores incorporados no cardápio das escolas. Conclui-se que as crianças precisam ser monitoradas rotineiramente quanto as medidas antropométricas, especialmente na escola São Braz. Os locais de preparo dos alimentos devem ser revistos, uma vez que, podem comprometer a segurança alimentar nas escolas. O grupo das “Frutas” e “Verduras e Leguminosas” devem ser incentivados, uma vez, que trazem contribuições para o crescimento e desenvolvimento infantil.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Aparece nas coleções:ISCO - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

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