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Título: Acesso e acolhimento na atenção básica: um olhar sobre a região de saúde do Baixo Amazonas, Pará
metadata.dc.creator: SILVA, Larissa Ádna Neves
Palavras-chave: Equipe de saúde;Acesso;Acolhimento;Usuários;Atenção Básica
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Larissa Ádna Neves. Acesso e acolhimento na atenção básica: um olhar sobre a região de saúde do Baixo Amazonas, Pará. Orientadora: Juliana Gagno Lima. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Interdisciplinar em Saúde) - Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1850
Abstract: The present work has as general axis the discussion of access and reception, as a form of reorganization of the work process in health to guarantee the universal and humanized access, the resolution of the demands of the users and the integrality. Its general objective is to analyze the conditions of access and reception in Primary Care in the health region of Baixo Amazonas, Pará, discussing the main advances and challenges. This is a descriptive research, with a quantitative approach, in which secondary data from interviews with the health teams and users participating in the National Program for Improvement and Quality of Primary Care (PMAQ-AB) were used. Variables of the External Evaluation Instrument of the professional modules II and module III users of the second cycle of PMAQ-AB, 2014, were selected. In the data, 58 health teams from the municipalities of Baixo Amazonas were enrolled and joined the PMAQ-AB in 2014 and 232 PMAQ-AB participating users, who were interviewed about the experience of using UBS. Statistical Package for the Social Sciences, version 22.0 and Microsoft Office Excel 2016 were used to analyze and separate the data. The results highlighted specific characteristics about access and reception in AB: scheduling forms, waiting on arrival and for consultation, attending to spontaneous demand, reception in the basic care team, shift and frequency of reception, unit functioning and problem solving by health teams. As for access, more than 50% of the UBS do not schedule every day of the week, presenting specificity as days and times. These results indicate difficulties in the organization of the agenda, as it is possible to highlight that there is still a need for tokens and a queue for the user to arrive at the service. Regarding the reception, the research revealed a high percentage of host "implantation", not only as a one-off practice, but as part of the daily work of the teams of the Health Region of Baixo Amazonas, being carried out in five days or more per week. The results indicate a concentration of reception in the reception room, but this should happen in the different environments of the unit. One observation to be made is that in general the professionals presented a more positive evaluation than the users, which demands to evaluate the way the AB is being visualized in the perception of the community.
Resumo: O presente trabalho tem como eixo geral a discussão de acesso e acolhimento, como uma forma de reorganização do processo do trabalho em saúde para garantir o acesso universal e humanizado, resolutividade das demandas dos usuários e a integralidade. Tem como objetivo geral: analisar as condições de acesso e acolhimento na Atenção Básica na região de saúde do Baixo Amazonas, Pará, discutindo os principais avanços e desafios. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, no qual foram utilizados dados secundários de entrevistas com as equipes de saúde e usuários participantes do Programa Nacional de Melhoria e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Foram selecionadas variáveis do Instrumento de Avaliação Externa dos módulos II profissional e módulo III usuários do segundo ciclo do PMAQ-AB, 2014. Nos dados, considerou-se 58 equipes de saúde dos municípios do Baixo Amazonas que aderiram ao PMAQ-AB em 2014 e 232 usuários participantes do PMAQ-AB, que foram entrevistados sobre a experiência de uso das UBS. Para a análise e separação dos dados, foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 22.0 e Microsoft Office Excel 2016. Nos resultados destacou-se características específicas sobre acesso e acolhimento na AB: formas de agendamento, tempos de espera ao chegar e para a consulta, atendimento à demanda espontânea, acolhimento implantado na equipe de atenção básica, turno e frequência de realização do acolhimento, funcionamento da unidade e resolução de problemas pelas equipes de saúde. Quanto ao acesso, mais de 50% das UBS não realizam agendamento de consulta todos os dias da semana, apresentando especificidade quanto a dias e horários. Tais resultados indicam dificuldades na organização da agenda, assim como é possível destacar que ainda há a necessidade de fichas e fila para que o usuário chegue ao atendimento. No que se refere ao acolhimento, a pesquisa revelou alta porcentagem de “implantação” do acolhimento, não somente como prática pontual, mas como parte do cotidiano de trabalho das equipes da região de Saúde do Baixo Amazonas, sendo realizado em cinco dias ou mais por semana. Os resultados apontam uma concentração do acolhimento na sala de recepção, contudo, este deve acontecer nos diferentes ambientes da unidade. Uma observação a ser feita é que em geral os profissionais apresentaram uma avaliação mais positiva do que os usuários, o que demanda avaliar o modo como está sendo visualizado a AB na percepção da comunidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1850
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