Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1864
Título: Geografia e ensino: uma análise das concepções de rural e urbano de alunos do 9º ano da escola no Campo Jaquara II em Monte Alegre - Pará
metadata.dc.creator: CORRÊA, Nicole Guimarães
Palavras-chave: Ensino de Geografia;Educação do Campo;Rural e Urbano
Data do documento: 6-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CORRÊA, Nicole Guimarães. Geografia e ensino: uma análise das concepções de rural e urbano de alunos do 9º ano da escola no Campo Jaquara II em Monte Alegre - Pará. Orientadora: Alice Ferreira Rodrigues Dias. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1864
Abstract: The present research is related to the theme of Teaching Geography in the scope of Rural Education, specifically in the Amazon of Pará, as it is relevant to make visible and discuss the different realities of Amazonian teaching, in order to allow a reflection on teacher training and practices of education aimed at these populations. In this context, the main objective of this work was to know the students' conceptions about the categories of Rural and Urban and, respectively, their inseparable pairs, countryside and City and their relationships. Based on this assumption, the guiding question is the conceptions that students from the Jaquara II school, located in the rural area in Monte Alegre- Pará, have of the forms and contents of these categories, considering their spatial reading from their place of experience, that is, the field. The specific objectives are: to identify how students conceive these categories from their place of experience; to know the bond of belonging with reference to rural and urban spaces; Interpret the spatial reading that they have on the existing relations between countryside and city and finally, reflect on the importance of teaching geography in rural-urban spatial reading. Methodologically, bibliographic research and field research were carried out with the application of a questionnaire. It was evidenced that the students conceive the rural-urban relationship in an opposite way, mainly referring to economic relationships and different relationships regarding the way of life, that is, the dichotomous concept is still present in the reading of reality, therefore, this research makes us reflect on teaching practice and teacher training in order to build a critical geography and not just reproduce old paradigms.
Resumo: A presente pesquisa é referente a temática do Ensino de Geografia no âmbito da Educação do Campo, especificamente na Amazônia paraense, pois é de relevância visibilizar e discutir as diferentes realidades de ensino amazônicas, em razão de possibilitar uma reflexão sobre a formação docente e as práticas de ensino voltadas para estas populações. Mediante este contexto, o objetivo principal deste trabalho foi conhecer as concepções dos alunos sobre as categorias de Rural e Urbano e, respectivamente, seus pares indissociáveis, campo e Cidade e suas relações. Partindo desse pressuposto, a questão norteadora são as concepções que os estudantes da escola Jaquara II, localizada na zona rural em Monte Alegre- Pará, possuem das formas e conteúdos dessas categorias, considerando sua leitura espacial a partir de seu lugar de vivência, ou seja, o campo. Os objetivos específicos são: identificar como os alunos concebem essas categorias a partir do seu lugar de vivência; conhecer o vínculo de pertencimento tendo como referência os espaços rurais e urbanos; Interpretar a leitura espacial que eles possuem sobre as relações existentes entre campo e cidade e por último, refletir sobre a importância do ensino da geografia na leitura espacial rural-urbano. Metodologicamente realizaram-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionário aberto. Evidenciou-se que os alunos concebem a relação rural-urbana de forma oposta principalmente referente as relações econômicas e relações distintas quanto ao modo de vida, ou seja, a concepção dicotômica ainda se faz presente na leitura da realidade, portanto, esse pesquisa nos faz refletir sobre a prática de ensino e a formação docente no sentido de construir uma geografia crítica e não apenas reprodutora de velhos paradigmas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1864
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GeografiaEEnsinoUmaAnalise.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.