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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1865
Título: | A representação da mulher na comédia de Aristófanes |
metadata.dc.creator: | SILVA, Elesson Lopes |
Palavras-chave: | Teatro;Feminino;Cômico;Igualdade |
Data do documento: | 6-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SILVA, Elesson Lopes. A representação da mulher na comédia de Aristófanes. Orientador: Douglas Mota Xavier de Lima. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1865 |
Abstract: | The origins of Greek theater date back to around 550 BC. C in Athens, the then artistic manifestation was used in celebrations of the God of wine and theater, Dionysus, in the festivities that took place during the spring. The segment is divided into two categories, tragedy and comedy. Tragedy seeks to extol virtue and nobility of character, while comedy satirizes human excesses, perversity, meanness, gambling, and falsehood. Aristophanes was conceptualized as the most famous comediographer of antiquity, his works proposed a critique of political institutions, corruption and abuses of authority, elements that were very present in that period within Athenian society. Of the pieces preserved, two of them highlight the female figure (The sex strike or Lisístrata and the women's revolution or Eclesiazusas), with a focus more on the issue of women's participation in social decisions. The research sought to analyze the representation of women in the comic plays of Aristophanes, A Strike de Sex and The Revolution of Women, to observe how the author presents the feminine being and what is his performance within the Athenian scenario. The type of bibliographical research was adopted and the qualitative descriptive statistics analysis method was used. Female characteristics and actions were grouped into 4 categories: Sentimental, Sexual, Misogyny and Empowerment. These categories describe an interpretation of power and the search for equality between the sexes which were experienced at the time. |
Resumo: | As origens do teatro grego têm sua datação por volta de 550 a.C em Atenas, a então manifestação artística era utilizada nas celebrações ao Deus do vinho e do teatro, Dioniso, nos festejos ocorrido durante a primavera. O seguimento divide-se em duas categorias, tragédia e comédia. A tragédia, procura enaltecer a virtude e a nobreza de caráter, já a comédia satiriza os excessos humanos, a perversidade, a mesquinharia, as jogatinas, e a falsidade. Aristófanes foi conceituado como o mais famoso comediógrafo da antiguidade, suas obras propunham uma crítica às instituições políticas, à corrupção e aos abusos de autoridade, elementos muito presentes naquele período dentro da sociedade Ateniense. Das peças preservadas duas delas dão destaque à figura feminina (A greve do sexo ou Lisístrata e A revolução das mulheres ou Eclesiazusas), com um foco mais voltado para a questão da participação da mulher nas decisões sociais. A pesquisa buscou analisar a representação da mulher nas peças cômicas de Aristófanes, A Greve de Sexo e A Revolução das Mulheres, para observar como o autor apresenta o ser feminino e qual a sua atuação dentro do cenário Ateniense. Adotou-se o tipo de pesquisa bibliográfica e utilizou-se do método de análise a estatística descritiva qualitativa. As características e ações femininas, foram agrupados em 4 categorias: Sentimental, Sexual, Misoginia e Empoderamento. Estas categorias descrevem uma interpretação de poder e busca de igualdade entre os sexos que eram vivenciadas na época. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1865 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Geografia |
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