Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DINIZ, Hugo Alex Carneiro-
dc.date.accessioned2021-02-17T22:28:50Z-
dc.date.available2021-02-17T22:28:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUSA, Miguel Angelo Moraes de. Experimentos de Trigonometria em Sala de Aula. Orientador: Hugo Alex Diniz.. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/209 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/209-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTrigonometria no triângulo retângulopt_BR
dc.subjectTeodolitopt_BR
dc.subjectPrograma computacionalpt_BR
dc.titleExperimentos de Trigonometria em Sala de Aulapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio tem o dever de conhecer os principais aspectos da Trigonometria, desde a sua história até o sua aplicação na atualidade, para facilitar no ensino de tal tema. Este trabalho mostra o estudo acerca do ensino de Trigonometria, dando enfoque a Trigonometria no triângulo retângulo. A pesquisa envolve duas turmas de 2° Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias da Fonseca. Em uma turma, ensinamos Trigonometria com o auxílio do programa computacional Geogebra e, na outra turma, com uma atividade concreta envolvendo a construção do teodolito escolar e sua utilização para estabelecer a altura de algum objeto. A pesquisa revelou que as duas abordagens aplicadas tornaram o processo de ensino e de aprendizagem participativo, construtivo e interativo, provocando o envolvimento dos alunos. Este trabalho busca auxiliar professores na reflexão de suas práticas de ensino e como uma forma de ajudar o aprimoramento de alunos que tiveram o primeiro contato com este assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSOUSA, Miguel Angelo Moraes de-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ExperimentosDeTrigonometria.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons