Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108
Título: | A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
metadata.dc.creator: | SILVA, Solange Maria de Almeida da WAI WAI, Pedro Cohco |
Palavras-chave: | Educação em Saúde;Promoção da saúde;Diversidade cultural;Região Amazônica |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SILVA, Solange Maria de Almeida da. WAI WAI, Pedro Cohco. A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil. Orientadora: Elaine Cristiny Evangelista dos Reis; Coorientador: Lúcia Dias da Silva Guerra. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Saúde) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 |
Abstract: | The health practices experienced by children in the family environment, supported by issues of cultural diversity, are incorporated into school life, as well as knowledge about health learned in everyday life and in formal education at school, and both can be aggregated in the various social spaces of insertion of children. This study aimed to develop health education activities in the Curucuruí Village school space, with primary school students, in order to promote health in childhood. Through the qualitative methodology of research-action, four interventions of health education were conducted, with the development of playful activities, educational games, drawings, posters, conversation circle and orientative lectures related to individual and environmental health. School is a privileged space for education and health promotion, since in this environment there is a wide interaction among children through daily exchanges, and it may be a favorable place for facing health-disease issues. Thus, the actions developed can favor the dialogue between education and health for health promotion and comprehensive care, allowing the knowledge produced in the school environment to be disseminated beyond the classroom. |
Resumo: | As práticas de saúde vivenciadas por crianças no ambiente familiar, apoiadas nas questões da diversidade cultural, são incorporadas na vida escolar, bem como, o conhecimento sobre saúde aprendido no cotidiano da vida e na educação formal na escola, sendo que ambos podem ser agregados nos diversos espaços sociais de inserção de crianças. O estudo teve como objetivo desenvolver atividades de educação em saúde com escolares do fundamental I da aldeia Curucuruí em Santarém, no Pará,utilizando ações visando a promoção da saúde na infância. Através da metodologia qualitativa de pesquisa-ação foram conduzidas quatro intervenções de educação em saúde, com o desenvolvimento de atividades lúdicas, jogos educativos, desenhos, cartazes, roda de conversa e conversas orientativas relacionadas à saúde individual e ambiental. A escola é um espaço privilegiado para a educação e promoção da saúde, uma vez que nesse ambiente ocorre uma ampla interação entre as crianças, através das trocas diárias, podendo ser um local favorável para o enfrentamento das problemáticas de saúde-doença. Assim, as ações desenvolvidas podem favorecer a interlocução entre educação e saúde para a promoção da saúde e a integralidade do cuidado, permitindo que o conhecimento produzido no ambiente escolar seja difundido para além da sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 |
Aparece nas coleções: | ISCO - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AEscolaComoEspaçoDeInterlocução.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.