Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Título: Alimentação escolar na aldeia indígena Açaizal no Planalto Santareno - Pará: desafios para a sociobiodiversidade do sistema alimentar amazônico
metadata.dc.creator: CASTRO, Felicidade Carolaine da Silva
CAMPOS, Jessica Daniely Santos
Palavras-chave: Alimentação Escolar,;Cultura Indígena;Sociobiodiversidade;Segurança Alimentar e Nutricional
Data do documento: 22-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CASTRO, Felicidade Carolaine da Silva; CAMPOS, Jessica Daniely Santos. Alimentação escolar na aldeia indígena Açaizal no Planalto Santareno - Pará: desafios para a sociobiodiversidade do sistema alimentar amazônico. Orientador: Raoni Fernandes Azeredo; Coorientador: Lucia Dias da Silva Guerra.. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Abstract: School meals are a universal right for all primary school students. The school is a privileged place to analyse the changes taking place in the diet, especially those related to the transformations that have been taking place in indigenous food and food culture. The aim was to understand what indigenous school meals are like in the Santareno context, based on the Açaizal village, located in the municipality of Santarém, in the state of Pará, in the Brazilian Amazon region. This is a qualitative study carried out in three stages: 1) an exploratory bibliographical search on the following themes: school meals, food and nutritional security, the human right to adequate food, food culture and indigenous peoples; 2) the choice of an immersion site to get to know indigenous school meals; 3) exploratory field research to dialogue with some of the key informants in indigenous school meals, in the context of municipal management (nutritionist), school management (headmaster) and the kitchen (cook). The information obtained through this study demonstrates the low presence or even non-existence of foods and food species from Amazonian socio-biodiversity on school feeding menus in this region. It is concluded that one of the improvements for indigenous school meals would be to create menus that are consistent with the way of life of the indigenous people of the territory, so that this food can come from local family farming and communities from the territory, with a view to food and nutritional security, as well as respect, protection, guarantee and fulfilment of the DHAA, anchored in indigenous food culture.
Resumo: A alimentação escolar é um direito universal de todos os estudantes da rede básica de ensino. A escola é um lócus privilegiado para analisar as mudanças em curso na dieta alimentar, principalmente aquelas relacionadas às transformações que vem ocorrendo na alimentação e cultura alimentar indígena. O objetivo foi compreender como é a alimentação escolar indígena no contexto Santareno, a partir da Aldeia Açaizal, localizada no município de Santarém, no Estado do Pará, Região da Amazônia brasileira. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido em três etapas: 1) busca bibliográfica exploratória sobre as temáticas: alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, direito humano alimentação adequada, cultura alimentar, povos indígenas; 2) escolha do local de imersão para conhecer a alimentação escolar indígena; 3) pesquisa de campo exploratória para diálogo com alguns informantes-chave da alimentação escolar indígena, no âmbito da gestão municipal (nutricionista), do espaço da gestão escolar (diretor) e do espaço da cozinha (cozinheira). As informações obtidas através deste estudo demonstram a baixa presença ou mesmo a inexistência dos alimentos e das espécies alimentícias da sociobiodiversidade Amazônica nos cardápios da alimentação escolar nessa região. Conclui-se que uma das melhorias para alimentação escolar indígena seria a criação de cardápios condizentes com a forma e o modo de viver dos indígenas do território, que essa alimentação possa vir da agricultura familiar local e das comunidades oriundas do território, visando a segurança alimentar e nutricional, bem como o respeito, a proteção, a garantia e a efetivação do DHAA, ancorados na cultura alimentar indígena.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Aparece nas coleções:ISCO - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AlimentaçãoEscolarNaAldeia.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.