Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2146
Título : | Contribuições da sequência didática “o planeta terra” para o ensino de astronomia e astrofísica na educação básica |
metadata.dc.creator: | MOURA, Sonaira Rodrigues |
Palabras clave : | Astronomia - Estudo e ensino;Astrofísica - Estudo e ensino;Sequência didática |
Fecha de publicación : | 16-feb-2024 |
Editorial : | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citación : | MOURA, Sonaira Rodrigues. Contribuições da sequência didática “o planeta terra” para o ensino de astronomia e astrofísica na educação básica. Orientador: João Roberto Pinto Feitosa; Coorientador: Marcos Gervânio de Azevedo Melo. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de CIências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2146. Acesso em: . |
Resumen : | The experiment conducted by Eratosthenes marked the history of the shape of our planet. Therefore, the problematization of the research seeks to understand: What are the contributions of Eratosthenes' experience, in understanding the shape of the Earth, when replicated by elementary school students? From this, provide the teacher with conditions that facilitate learning activities based on the didactic strategy, taking into account their experiences and professional suggestions, providing opportunities for effective participation in their construction and promoting student learning. To this end, a didactic sequence was developed in a 4th year elementary school class that sought to contribute to the teaching-learning process in science classes using teaching through the three pedagogical moments, structured by Delizoicov; Angotti and Pernambuco (2002). A logbook, questionnaire with open questions, iconographic elements such as images, sounds and videos of the actions related in the application stages were used as an information instrument. In view of this, the finished study brings reflections on some actions so that others can be refined and redirected, since the results point to signs of evolution in students' knowledge, after applying the didactic sequence of this study. |
metadata.dc.description.resumo: | O experimento conduzido por Eratóstenes marcou a história da forma do nosso planeta. Assim sendo, a problematização da pesquisa busca entender: Quais as contribuições da experiência de Eratóstenes, na compreensão da forma da Terra, quando replicada por alunos do ensino fundamental? A partir disso, proporcionar ao professor condições que facilitem as atividades de aprendizagem pautadas na estratégia da ordem didática, levando em consideração suas experiências, sugestões profissionais, oportunizando a participação efetiva em sua construção e promovendo a aprendizagem do aluno. Para tanto, desenvolve-se uma sequência didática em uma turma do 4º ano ensino fundamental que buscou contribuir para o processo de ensinoaprendizagem em aulas de ciências utilizando o ensino por meio dos três momentos pedagógicos, estruturados por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2002). Foi utilizado como instrumento de informação um diário de bordo, questionário com questões abertas, elementos iconográficos como imagens, sons e vídeos das ações relacionadas nas etapas de aplicação. Diante disso, o estudo finalizado traz reflexões, sobre algumas ações para que outras possam acontecer refinadas e redirecionadas, uma vez que os resultados apontam indícios de evolução dos conhecimentos dos discentes, após a aplicação da sequência didática desse estudo. |
URI : | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2146 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT_ContribuiçõesDeSequênciaDidática | 2,74 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.