Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2154
Título: Estratégias da prática docente no ensino de ciências e biologia durante a pandemia de COVID-19
metadata.dc.creator: BEZERRA, Ingrid Deriany Gonçalves
Palavras-chave: Educação;Estratégias de Ensino;Isolamento Social;Tecnologias Digitais
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BEZERRA, Ingrid Deriany Gonçalves. Estratégias da prática docente no ensino de ciências e biologia durante a pandemia de COVID-19. Orientadora: Yukari Okada. 2023. 37 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2154
Abstract: The objective of this work was to verify the teaching strategies used by teachers in public elementary school in the city of Santarém/PA during the beginning of the COVID-19 pandemic. The study refers to a qualitative research conducted through the application of an online questionnaire composed of eight questions (Appendix). The data were analyzed through a questionnaire available on the online platform (Google Forms) and with face-toface visits in fifteen municipal and/or state schools between September 6 and September 29, 2002. The target audience for the research was teachers, of science and/or biology, working during the onset of the Covid-19, 2020 and 2021 pandemic. The data obtained were analyzed using descriptive statistics. A total of 30 teachers responded to the questionnaire, among them, the age group of 41 to 50 years was the most predominant (54%). School activities were suspended and students studied remotely (72%) and (19%) in the form of hybrid teaching. The planning of lessons and pedagogical activities to reinforce the lessons was supported by the pedagogical team (55%). It was observed that the main activities to support the classes with the greatest predominance were through WhatsApp groups (77%). The way the students' progress and/or difficulties were recorded was through written activities, sent online, representing (60%). About the main challenge of the pedagogical work and the changes in the teaching activities, (42%) of the teachers answered that it was the use of digital technologies, followed by Internet access with (29%). It is concluded that the main challenges faced were related to the use of digital technologies, since many students do not have computers, cell phones, or Internet access in their homes, which possibly generated a lack of interest among students, which probably compromised their learning performance in this period.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores das escolas da rede pública de ensino básico da cidade de Santarém/PA durante o início da pandemia de COVID-19. O estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa realizada através da aplicação de um questionário on-line composto por oito perguntas (Anexo). Os dados foram coletados através de um questionário disponível na plataforma on-line (Google Forms) e com visitas presenciais em quinze escolas municipais e/ou estatais entre 06/09 e 29/09/2002. O público-alvo da pesquisa foram os professores, de ciência e/ou biologia, que trabalham durante o início da pandemia de Covid-19, 2020 e 2021. Os dados obtidos foram analisados utilizando estatísticas descritivas. Um total de 30 professores respondeu ao questionário, entre eles, a faixa etária de 41 a 50 anos foi a mais predominante (54%). As atividades escolares foram suspensas e os alunos estudaram de forma remota (72%) e (19%) sob a forma de ensino híbrido. O planejamento das aulas e atividades pedagógicas para reforçar as aulas teve o apoio da equipe pedagógica (55%). Observou-se que as principais atividades de apoio às turmas com maior predomínio foram através dos grupos de WhatsApp (77%). A forma como os avanços e/ou dificuldades dos estudantes foram registrados foi através de atividades escritas, enviadas on-line, representando (60%). Sobre o principal desafio do trabalho pedagógico e as mudanças nas atividades de ensino, (42%) dos professores responderam que se tratava do uso de tecnologias digitais, seguida de acesso à Internet com (29%). Conclui-se que os principais desafios enfrentados estavam relacionados com a utilização das tecnologias digitais, uma vez que muitos estudantes não têm computadores, celulares, ou acesso à Internet nas suas casas, o que possivelmente gerou falta de interesse entre os estudantes, o que provavelmente comprometeu o seu desempenho de aprendizagem neste período.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2154
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EstrategiasDaPraticaDocente.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.