Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2155
Título : | Impactos, mudanças e desafios enfrentados pelos docentes e discentes no processo de ensino aprendizagem durante e pós suspensão de aulas presenciais na pandemia da COVID - 19 |
metadata.dc.creator: | BERNARDE, Priscy Elly Lima |
Palabras clave : | Dificuldades;Educação;Impactos |
Fecha de publicación : | 27-ene-2023 |
Editorial : | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citación : | BERNARDE, Priscy Elly Lima. Impactos, mudanças e desafios enfrentados pelos docentes e discentes no processo de ensino aprendizagem durante e pós suspensão de aulas presenciais na pandemia da COVID - 19. Orientadora: Yukari Okada. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2155 |
Resumen : | The present work presents a study on the difficulties faced in the teaching and learning process during and after the suspension of remote teaching, an emergency in the years 2020 and 2021, due to the Covid-19 pandemic faced by the entire population. The objectives of the work were to report impacts on changes and challenges faced by both teachers and students in the education process during and after the suspension of face- to- face classes during the Covid-19 pandemic. Also focusing on the problem of the topic, which is how did the teaching- learning process occur during the pandemic? Were they able to adapt or develop a teaching method? What were the biggest problems faced by teachers and students with the resumption of face- to- face classes? The research has a qualitative and quantitative aspect, which collected information through the application of a questionnaire. The data obtained show that there were many difficulties encountered in education during the pandemic, mainly in the use of technologies, much of the teaching process took place through remote classes through the use of applications, and this method was classified by teachers as ineffective because it resulted in the lack of of concentration on the part of the students, thus having a difficulty in understanding the content Another major problem was the low quality internet or the lack of equipment for the students to follow the classes, thus considering the quality of teaching classified as moderate during the suspension of classes. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem durante e após a suspensão do ensino remoto, emergencial nos anos 2020 e 2021, decorrente da pandemia da Covid-19 enfrentada por toda a população. Os objetivos do trabalho foram relatar impactos, mudanças e desafios enfrentados tanto pelos professores, quanto pelos alunos no processo de educação durante e pós a suspensão de aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Também focando na problemática do tema, que é em saber como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia? Conseguiram se adaptar ou desenvolver algum método de ensino? Quais foram os maiores problemas enfrentados pelos professores e pelos alunos com o retorno das aulas presenciais? A pesquisa é de aspecto qualitativo e quantitativo, que coletou informações através da aplicação de um questionário. Os dados obtidos mostram que foram muitas as dificuldades encontradas na educação durante a pandemia, principalmente no uso das tecnologias, boa parte do processo de ensino se deu por aulas remotas por uso de aplicativos, e esse método foi classificado pelos docentes como ineficaz, pois resultava na falta de concentração por parte dos discentes, havendo assim uma dificuldade de compreender o conteúdo. Outro grande problema foi a internet de baixa qualidade ou a falta de equipamentos dos discentes para acompanhar as aulas, considerando assim, a qualidade do ensino classificado como moderado, durante a suspensão das aulas |
URI : | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2155 |
Aparece en las colecciones: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ImpactosMudançasEDesafios.pdf | 517,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.