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Título: Atlas de Bioquímica: plantas Amazônicas
metadata.dc.creator: Oliveira, Patricia Chaves de
Palavras-chave: Metodologias ativas de ensino;Project based learning;Popularização da ciência
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Patrícia Chaves de (org.). Atlas de bioquímica: plantas amazônicas. Santarém: UFOPA, 2024. ISBN: 9788565791618 (E-book). Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2156. Acesso em:
Resumo: A Bioquímica vegetal, enquanto ciência interdisciplinar, que tem por objetivo estudar os processos químicos e funções metabólicas de suas moléculas em organismos vivos, é fascinante quando analisada de forma aplicada, ou seja, aplicada às plantas amazônicas. Esta disciplina ministrada por nós no curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste do Pará tem por finalidade envolver os alunos ou estimular sua curiosidade científica quanto ao conteúdo teórico a partir de plantas nativas da região Amazônica. Dessa forma, e por meio do uso de Metodologias Ativas no processo de ensino aprendizado como o Project based Learning (PbL), isto é, Aprendizado baseado em Projeto, os discentes organizados em equipes escolheram as plantas que gostariam de trabalhar na confecção do Atlas de Bioquímica, onde os mesmos, a partir de revisão de literatura associado ao conteúdo teórico da disciplina, identificaram as principais macromoléculas (carboidratos, proteínas e lipídios) nas culturas agrícolas selecionadas. O resultado, foi este Atlas genuinamente tapajônico e ricamente ilustrado com as macromoléculas do cupuaçú, açaí e feijão caupi, os quais por sua vez, representam cadeias produtivas de alta relevância para a Bioeconomia na região. Com um visual cativante, este Atlas é uma obra que cumpre seu papel acadêmico de fixação do conhecimento científico pelos discentes acoplado à realidade agrícola local, onde o mesmo pode ainda ser utilizado em outros ambientes além da universidade, como em escolas familiares rurais, escolas técnicas agrícolas e ensino médio. Este Atlas é portanto, a contribuição legítima do trabalho docente-discente e está portanto, em sintonia com a política de curricularização da extensão em universidades brasileiras.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2156
ISBN: 978-85-65791-61-8 (E-book)
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