Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Título: Relevância da Escola da Floresta enquanto espaço não-formal de ensino no município de Santarém-PA
metadata.dc.creator: LARISSA RIBEIRO VIDAL, Larissa ribeiro
Palavras-chave: Educação ambiental;Ensino de Ciências;Ambiente não-formal
Data do documento: 16-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VIDAL, Larissa Ribeiro. Relevância da Escola da Floresta enquanto espaço não-formal de ensino no município de Santarém-PA. Orientadora: Adelaine Michela e Silva Figueira. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Abstract: The non-formal teaching spaces become important allies for the complement of the teaching-learning of students in the most diverse areas of knowledge. In the municipality of Santarém-Pará, one of the main spaces for non-formal teaching activities is Escola da Floresta, a reference institution in environmental education, as it consists of an environment surrounded by vegetation native and characterized by several educational environments to attend students of all levels. In this context, the objective of this work was understand the role of Escola da Floresta as a teaching institution in the non-formal space. For this, a survey was carried out of the occurred in the years 2019 to 2022. The methodology used for this research consisted of quantitative and qualitative analysis of data and on-site visits, the in order to describe the main activities carried out at the Environmental School and characterize the profile of the largest public served by it. The calls occur through thematic trails throughout the school, and the activities are appropriate and planned according to the public served. It was observed that the vast majority of consultations were carried out with students from schools in the network municipality, and this is possibly due to the logistical ease of transportation and dissemination of activities for this audience. However, it was observed services to state and private schools and universities. In general, there was a decrease in attendances in relation to the number of students, between the years 2019 and 2022, this may be related to the return phase out of face-to-face activities after the pandemic period. The analysis carried out by this work showed very positive aspects both in relation to the number of people assisted, regarding the educational aspects that the space provides to these visitors. Thus, it becomes essential to use of this space for the critical development of the student, in addition to stimulate curiosity and make them have experiences focused on their reality.
Resumo: Os espaços não-formais de ensino, tornam-se aliados importante para o complemento do ensino-aprendizagem dos alunos nas mais diversas áreas do conhecimento. No município de Santarém-Pará, um dos principais espaços para atividades não formais de ensino é a Escola da Floresta, instituição referência em educação ambiental, pois constitui-se de um ambiente rodeado de vegetação nativa e caracterizado por vários ambientes educacionais para atendimento de alunos de todos os níveis. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi compreender o papel da Escola da Floresta como instituição de ensino no espaço não-formal. Para isto, foi realizado um levantamento dos atendimentos ocorridos nos anos de 2019 à 2022. A metodologia utilizada para esta pesquisa constituiu-se por análises quantitativa e qualitativa de dados e visitas in loco, a fim de descrever as principais atividades realizadas na Escola ambiental e caracterizar o perfil do maior público atendido por esta. Os atendimentos ocorrem através de trilhas temáticas ao longo do educandário, e as atividades são adequadas e planejadas de acordo com o público atendido. Observou-se que a grande maioria dos atendimentos foi realizado com alunos das escolas da rede municipal, e isto se deve possivelmente à facilidade logística de transporte e disseminação das atividades para este público. No entanto foram observados também atendimentos às escolas estaduais, particulares e universidades. Notou-se, em geral, uma diminuição nos atendimentos em relação ao número de alunos, entre os anos de 2019 e 2022, isto pode estar relacionado ao retorno gradual das atividades presenciais após o período da pandemia. A análise realizada por este trabalho mostrou aspectos muito positivos tanto em relação ao quantitativo de pessoas atendidas, quanto aos aspectos educativos que o espaço proporciona a estes visitantes. Dessa forma, torna-se imprescindível, a utilização desse espaço para o desenvolvimento crítico do aluno, além de estimular a curiosidade e fazer com que este tenha experiências voltadas a sua realidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RelevanciaDaEscolaDaFloresta.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.