Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2221
Título: Prática de ensino em estágio supervisionado na Escola Municipal Doutor Evera ldo de Sousa Martins em Santarém-PA
metadata.dc.creator: GADELHA, Thalita Belo
Palavras-chave: Educação;Estágio Supervisionado;Ensino Aprendizagem
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GADELHA, Thalita Belo. Prática de ensino em estágio supervisionado na Escola Municipal Doutor Evera ldo de Sousa Martins em Santarém-PA. Orientador: Claudir Oliveira. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2221
Abstract: The supervised internship in undergraduate courses is an essential practice during the academic training period. It is through it that the student can have the opportunity to know and participate in the school environment and in the teaching-learning process. In this context, the work aims to present a report on the performance of the supervised internship at the Doutor Everaldo de Sousa Martins school, an internship that is mandatory for the Degree in Educational Informatics at the Federal University of Oeste do Pará. The work sought to highlight the challenges and perspectives from the academic point of view, in order to enable a reflection on the development of this process and how it may have impacted on training and acting as a trainer. The school of the internship was from the municipal network, from infant and elementary school levels. Regarding the instructional field, the internship was divided into three stages, observation, coparticipation and regency. The work reports the teaching practice and its realities, aspects of the school in general, the relationship between students and teachers, and the teaching and learning process. The research methodology was field and bibliographical and the results showed the importance of the practice, as it presents the reality to the future teacher, in addition to being a decisive experience in their training, and makes them reflect on the elaboration of improvements. in teaching.
Resumo: O estágio supervisionado em cursos de licenciatura configura-se como uma prática essencial no período de formação acadêmica. É através dele que o aluno poderá ter a oportunidade de conhecer e participar do ambiente escolar e ainda, do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, este trabalho visa apresentar um relato sobre a realização do estágio supervisionado na escola Doutor Everaldo de Sousa Martins, estágio esse de caráter obrigatório do curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. O trabalho buscou destacar os desafios e perspectivas do ponto de vista do acadêmico, afim de possibilitar uma reflexão sobre o desenvolvimento deste processo e de como pode ter impactado na formação e atuação como formador. A escola do estágio foi da rede municipal, de níveis de ensino infantil e fundamental. No que diz respeito ao campo instrutivo o estágio foi dividido em três etapas, observação, coparticipação e a regência. O trabalho relata a prática docente e suas realidades, aspectos da escola em geral, a relação dos alunos com os professores, e o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi de campo e bibliográfica e os resultados vieram evidenciar sobre a condução do estágio, a importância da prática, pois apresenta ao futuro professor a realidade, além de ser uma experiência decissiva na sua formação e faz refletir a elaboração de melhorias no ensino.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2221
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PráticaDeEnsinoEmEstágio.pdf557,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.