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Título : Programação com linguagem visual na educação básica com arduino: possibili- dade metodológica
metadata.dc.creator: SOUSA, Rangel Gabiralba
Palabras clave : Computação;Robótica educacional;Programação visual
Fecha de publicación : 11-feb-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SOUSA, Rangel Gabiralba. Programação com linguagem visual na educação básica com arduino: possibili- dade metodológica. Orientador: Claudir Oliveira. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2223
Resumen : It has been observed that computer education has been integrated into mainstream education and is gaining more space, providing new learning methodologies through the use of programming languages that awaken students' logical reasoning and help them build their own knowledge through activities under project-based learning methodologies. On the other hand, there are difficulties in teaching and learning programming, where students face blocks in understanding the content, combined with the complexity of the development environments that are employed. Such difficulties can be overcome or mitigated by the didactic use of new computational tools, built to facilitate learning, both in block-based programming and through experimentation with practical projects, favoring the development of skills and abilities included in the National Common Curricular Base. Thus, this work presents the possibility of using tools that facilitate programming learning with a completely visual approach, using educational robotics concepts for basic education students. Block codes developed through online/offline graphical platforms were used and transcribed into the Arduino IDE. Projects using the Arduino Uno were used to illustrate the simulation of practical situations, promoting and encouraging the development of skills, logical reasoning, and manipulation of concrete objects.
metadata.dc.description.resumo: Tem-se observado que o ensino da computação tem sido imergida na educação e vem conquistando mais espaço, proporcionando novas metodologias de aprendizagem com o uso de linguagens de programação, que despertam o raciocínio lógico dos alunos e auxilia-os a construir o próprio conhecimento a partir de atividades, sob a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Por outro lado, existem as dificuldades no ensino-aprendizagem no que diz respeito a introdução da programação, onde os estudantes enfrentam bloqueios para compreensão de conteúdos, somada a complexidade dos ambientes de desenvolvimento que são empregados. Tais dificuldades podem ser contornadas e ou amenizadas pelo uso didático de novas ferramentas computacionais, construídas coo meio de facilitar a aprendizagem, tanto na programação usando blocos quanto pela experimentação com projetos práticos, favorecendo inclusive, o desenvolvimento de competências e habilidades contempladas pela Base Nacional Comum Curricular. Assim, este trabalho apresenta a possibilidade do uso de ferramentas que facilitam a aprendizagem da programação com uma abordagem totalmente visual, utilizando conceitos da robótica educacional para alunos da educação básica. Foram utilizados códigos em blocos desenvolvidos por meio de plataformas gráfica online/offline e transcritas para a IDE do Arduino. Utilizou-se de projetos usando o Arduino Uno para ilustrar a simulação de situações práticas, favorecendo e incentivando o desenvolvimento de habilidades, raciocínio lógico e manipulação de objetos concretos.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2223
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional

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