Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225
Título: | Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA |
metadata.dc.creator: | SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de |
Palavras-chave: | Formação continuada de professores;Computação plugada;Computação desplugada;Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 3-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de. Formação continuada de professores para o ensino da computação desplugada e plugada: um relato de experiência com os professores da rede municipal de ensino de Santarém-PA. Orientadora: Liviane Ponte Rego. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225 |
Abstract: | This paper is an experience report on the actions developed in two schools in the city of Santarém - Pará - Brazil for teachers of the municipal education network. These occurred in the context of the Pedagogical Journey, which is an event offered by the Municipal Secretariat of Education of the city. The analysis of the learning experience of the target audience on the training on the teaching of unplugged and plugged computing is also highlighted. The methodology developed was based on five stages: (1) expression of interest by the institutions; (2) definition of demands by the institutions; (3) action planning; (4) offer and execution of the courses; (5) application of the evaluation tools; and (6) analysis of assessment instruments.. The training took place in the period from January to 2023. The motivation for this work came from the need to propose a more effective applicability of digital technologies or computational strategies in the pedagogical work of the teaching staff of the institutions, since the continuing education for teachers is supported in the guiding documents of Brazilian education and the technologies or computational strategies occupy a central role in education and the current context of learning. |
Resumo: | Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas em duas escolas da cidade de Santarém - Pará - Brasil aos professores da rede municipal de ensino. Estas ocorreram no âmbito da Jornada Pedagógica, que é um evento oferecido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade. Destaca-se também a análise da experiência de aprendizagem do público alvo perante as formações sobre o ensino da computação desplugada e plugada. A metodologia desenvolvida partiu de cinco etapas: (1) manifestação de interesse das instituições; (2) definição das demandas junto às instituições; (3) planejamento das ações; (4) oferta e execução das formações; (5) aplicação dos instrumentos de avaliação; e (6) análise dos instrumentos de avaliação. As formações aconteceram no período de janeiro de 2023. A motivação para este trabalho partiu da necessidade de propor a aplicabilidade de forma mais efetiva das tecnologias digitais ou estratégias computacionais no fazer pedagógico do corpo docente das instituições, uma vez que a formação continuada para professores é amparada nos documentos norteadores da educação brasileira e as tecnologias ou estratégias computacionais ocupam um papel central perante a educação e o contexto atual de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2225 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FormaçãoContinuadaDeProfessores.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.