Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2227
Título: | Oficina de aprendizado inicial em linguagem de programação na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Hilda Mota: um relato de experiência utilizando a linguagem de programação “Scratch”. |
metadata.dc.creator: | JOSÉ, Breno do Carmo Cardoso |
Palavras-chave: | Scratch;Linguagem de programação;Ensino fundamental |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | JOSÉ, Breno do Carmo Cardoso. Oficina de aprendizado inicial em linguagem de programação na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Hilda Mota: um relato de experiência utilizando a linguagem de programação “Scratch”.. Orientadora: Liviane Ponte Rego. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2227 |
Abstract: | This work describes an experience report about the application of an introductory workshop on the study of the “Scratch” programming language in elementary school II classes at a municipal school in the city of Santarém-PA. The study of programming language in an educational way provides stimulation for the development of logical reasoning and problem solving, where the student finds himself in the situation of creating ways and means to complete a challenge/problem that is in front of him. The methodology of face-to-face classes was used in the school's computer laboratory, with the application of theoretical and practical content within the Scratch development environment. To obtain results, an evaluation form on Google Forms was used, obtaining a significant result with a degree of satisfaction above 80% of students. The programming language approach provided an innovative and productive experience for students, who worked in an active, creative and collaborative way |
Resumo: | Este trabalho descreve um relato de experiência acerca da aplicação de uma oficina introdutória do estudo da linguagem de programação “Scratch” em turmas do ensino fundamental II de uma escola municipal no município de Santarém-PA. O estudo da linguagem de programação de forma educativa proporciona o estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas, onde o aluno se vê na situação de criar formas e caminhos para concluir um desafio/problema que está a sua frente. Foi utilizada a metodologia de aulas presenciais no laboratório de informática da escola, com aplicação de conteúdo teórico e prático dentro do ambiente de desenvolvimento Scratch. Para obtenção de resultados foi utilizado um formulário avaliativo no google Forms, obtendo um resultado significativo com o grau de satisfação acima de 80% dos alunos. A abordagem de linguagem de programação proporcionou uma experiência inovadora e produtiva aos alunos, os quais trabalharam de forma ativa, criativa e colaborativa. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2227 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_OficinaDeAprendizadoInicial.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.