Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2242
Título: | Saberes socioculturais, escola e comunidade na várzea amazônica: etnografia de uma escola em Curicaca-Pará |
metadata.dc.creator: | VIEIRA, Diogo dos Santos |
Palavras-chave: | Saberes Socioculturais;Escola;Comunidades Tradicionais;Curicaca |
Data do documento: | 12-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | VIEIRA, Diogo dos Santos. Saberes socioculturais, escola e comunidade na várzea amazônica: etnografia de uma escola em Curicaca-Pará. Orientador: Miguel Aparicio Suárez. 2024. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS), Instituto de Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2242 |
Abstract: | The research presented in this dissertation aimed to investigate how sociocultural knowledge emerges within the scope of a rural/riverside school located in the rural community of Curicaca in the municipality of Alenquer-Pará. Sociocultural knowledge is a set of knowledge that is materialized in the daily lives of traditional people, being evidenced in work and management practices, culture, religion, and leisure, among others, especially those who live in the countryside. The general objective was to analyze how the intergenerational relationship of sociocultural knowledge related to cultural practice is processed in a rural riverside community in the municipality of Alenquer-Pará, observing how these elucidations are local. This is a study with a qualitative descriptive approach focusing on ethnographic research accompanied by questionnaires, photography, documents, reports and conversation circles, in which they were carried out in two moments: a) community mapping to determine how sociocultural knowledge is constituted and valued in the reality of the community; b) school verification of how sociocultural knowledge is based on the educational environment. The results showed that sociocultural knowledge is significantly present in the reality of community members and is passed on through generations. At school, it was identified that sociocultural knowledge is materialized in school events, school projects and the pedagogical practices of some teachers at the institution, despite the school curriculum not adding value. In this context, this study problematizes a school that brings together both sociocultural knowledge and global knowledge. |
Resumo: | A pesquisa apresentada nesta dissertação visou investigar como os saberes socioculturais emergem no âmbito de uma escola rural/ribeirinha situada na comunidade de Curicaca zona rural no município de Alenquer-Pará. Os saberes socioculturais são conjuntos de conhecimentos que estão materializados no cotidiano dos povos tradicionais, sendo evidenciados nas práticas de trabalho e manejo, na cultura, na religião, no lazer, entre outros, sendo fundamental para o fortalecimento da identidade dos povos tradicionais principalmente de quem vive no campo. O objetivo geral se sustentou em analisar como se processa a relação intergeracional dos saberes socioculturais relacionados na prática cultural em uma comunidade rural ribeirinha no município de Alenquer-Pará, observando como esses saberes são elucidados no ambiente da escola local. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa descritiva com enfoque na pesquisa etnográfica acompanhado de questionário, fotografias, documentos, relatos e conversas informais, no qual foram realizados em dois momentos: a) comunidade mapeando como os saberes socioculturais estão constituídos e valorizados na realidade dos comunitários; b) escola verificando como os saberes socioculturais são fundamentados no ambiente educacional. Os resultados evidenciaram que os saberes socioculturais estão presentes de forma significativa na realidade dos comunitários e são repassados através de gerações; na escola identificou-se que os saberes socioculturais estão materializados nos eventos escolares, projetos escolares e na práticas pedagógicas de alguns professores da instituição, apesar do currículo escolar não agregar este conhecimento na realidade dos educandos; nesse contexto, se problematiza neste estudo uma escola que agregue tanto os saberes socioculturais quanto os saberes globais. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2242 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT_SaberesSocioculturaisEscola.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.