Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
Title: Educação na Amazônia
metadata.dc.creator: COLARES, Anselmo Alencar
COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa
Sartori, Leandro
Keywords: Educação-Amazônia;Políticas educacionais - Amazônia;Pós-graduação - Amazônia
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba de Sousa; Sartori, Leandro (Orgs). Educação na Amazônia [livro eletrônico]. Santarém, Pará: Ufopa, 2024. ISBN 978-85-65791-67-0. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
metadata.dc.description.resumo: A publicação do livro Educação na Amazônia, Volume1, reflete a diversidade e a riqueza de perspectivas dos pesquisadores que, ao longo de sua formação doutoral, se dedicaram a investigar os desafios e as potencialidades da educação na Amazônia. Cada capítulo é fruto de análises, interlocuções teóricos e, principalmente, da vivência na região, trazendo contribuições que dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais. O livro aborda questões fundamentais como educação em tempo integral na Amazônia, educação infantil, currículo, história da educação de mulheres, cultura digital e educação matemática. Essa obra reforça a importância da produção acadêmica regional e se insere em um esforço enquanto espaço de conhecimento, resistência e transformação. Em um momento de debates sobre o futuro da região, este livro assume o compromisso de contribuir para a reflexão crítica sobre a educação como ferramenta para o desenvolvimento amazônico e a preservação cultural. Esta coletânea reúne as produções da primeira turma de doutorado do PPGE/UFOPA, representando um marco importante no aprofundamento das produções científicas do oeste paraense. O livro é fruto de discussões no componente o curricular denominado Educação na Amazônia. É trabalho coletivo e da articulação entre docentes e discentes do programa de pós-graduação em educação da UFOPA, que, juntos, construíram textos que dialogamtanto com a realidade local quanto com o universal. Iniciativa importante não somente para os autores, mas também para a comunidade acadêmica da UFOPA, consolidando o papel do Programa de Pós-Graduação em Educação em contribuir para a formação de pesquisadores preocupados com as demandas e os desafios da Amazônia. O referido componente curricular possui como ementa o seguinte texto: Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. O componente curricular Educação na Amazônia se justifica pela necessidade do debate qualificado tendo em vista os problemas que se apresentam no cotidiano. A ementa e os objetivos sinalizam para a compreensão e a busca de aporte para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a formação que inclua sujeitos sociais que constituem os povos originários e atuais ocupantes do território amazônico. Assim, essa disciplina busca, mais que apresentar textos, busca contribuir para a compreensão histórica e analítica das várias "amazônias" dentro da Amazônia, os sentidos vitais profundos que nos aproximam do seu vasto patrimônio natural, social, cultural e educacional. Caracterizar as singularidades que a tornam diferenciada em relação a outras regiões do Brasil e discutir propostas educacionais na/para a Amazônia contemporânea. Trata-se da disciplina geral introdutória do curso, isto porque desde a elaboração do projeto houve a compreensão de que seria imprescindível aos mestrandos conhecerem o contexto histórico, social, econômico e geográfico no qual o PPGE está inserido, como ponto de partida – e de chegada – para a compreensão dos aspectos constitutivos dos seus objetos de estudo, notadamente quando estes incidam em problemáticas da Amazônia. As reflexões sobre a realidade, todavia, não se prendem a um local e a um tempo específicos uma vez que a própria realidade é alvo de questionamentos. Por esta razão, o conteúdo trabalhado na disciplina, contribui para a elucidação de objetos de estudo cujo lócus seja outro ambiente geográfico e em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, o livro expressa o conjunto das reflexões produzidas pelos estudantes de doutorado e seus respectivos orientadores, evidenciando a riqueza e a complexidade de perspectivas teórico-metodológicas e de objetos de estudo que estão sendo investigados no PPGE/UFOPA. Parabenizamos os autores, orientadores e colaboradores que tornaram possível a realização deste projeto. Que este seja o primeiro de muitos volumes a refletir a riqueza intelectual e o compromisso com a região! Este livro é um símbolo do que podemos alcançar juntos e da repercussão que a pesquisa educacional pode ter para além da nossa região. A todos, uma excelente leitura!
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
Appears in Collections:ICED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_EducacaoNaAmazonia.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.