Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Título: Atividade biológica de substâncias obtidas por Streptomyces sp. isolado da rizosfera de Aniba parviflora
metadata.dc.creator: SOUZA, Ramillys Carvalho de
Palavras-chave: Antibiótico;Anticancerígeno;Streptomyces;Rizosfera;Amazônia
Data do documento: 24-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUZA, Ramillys Carvalho de. Atividade biológica de substâncias obtidas por Streptomyces sp. isolado da rizosfera de Aniba parviflora. Orientadora: Silvia Katrine Rabelo da Silva. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde ) – Instituto de Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2278. Acesso em: .
Resumo: Os metabólitos secundários produzidos por microrganismos são importantes fontes de compostos bioativos, destacando aqueles oriundos do gênero Streptomyces. Considerando que a bioprospecção deste grupo em hábitats pouco explorados pode resultar na descoberta de novas substâncias bioativas, o objetivo deste estudo foi realizar a análise química de compostos antibacterianos e anticancerígenos produzidos por Streptomyces sp. MPO1 e Streptomyces sp. MPO11, isolados do solo rizosférico de Aniba parviflora no Bioma Amazônico. A identificação ao nível de gênero foi realizada a partir do sequenciamento do RNAr 16S e a identificação dos genes biossintéticos PKSI, PKSII e NRPS. A investigação do potencial bioativo das cepas MPO1 e MPO11 iniciou com o estudo de atividade antibacteriana por meio do teste de bloco de ágar frente a 10 patógenos de interesse clínico. Foi verificado a ação citotóxica do extrato bruto contendo os metabólitos bioativos por meio de teste de citotoxicidade frente a células de carcinoma colorretal humano (HCT116). O perfil de compostos voláteis presente no extrato bruto foi construído através de análise por cromatografia acoplada à espectrometria de massas (CG-EM).As cepas foram identificadas como pertencente ao gênero Streptomyces e apresentaram a presença dos genes PKSI, PKSII e NRPS, relacionados a rotas biossintéticas para produção de antibióticos. Foi possível observar a atividade antibacteriana das cepas frente a diversos patógenos de interesse clínico. Streptomyces sp. MPO1 apresentou o maior halo frente à Acinetobacter baumannii ATCC19606 com 20mm, seguido de Aeromonas hydrophila INCQS00318 com 17,66 mm. Streptomyces sp MPO11 teve seu maior destaque com o halo de inibição de 18,66mm frente Staphylococcus epidermidis ATCC1228, seguido de Escherichia coli ATCC10536 e Enterococcus faecalis ATCC10100, ambos com 18mm. O extrato bruto de Streptomyces sp MPO11 apresentou 77,26% de inibição do crescimento de células de carcinoma colorretal humano. O estudo cromatográfico do extrato de Streptomyces sp MPO1 demonstrou a presença majoritária do Ácido 2-propenoico, éster tridecílico (C16H30O2) e este último citado não apresenta atividade biológica relatada na literatura. No extrato de Streptomyces sp MPO11 o éster de Fosfato de tris (2,4-di-terc-butilfenilo) (C42H63O4P) foi o majoritário e apresenta atividades anticancerígena e antioxidante documentadas. Neste estudo foram constatados a variabilidade química e atividade biológica de Streptomyces sp. MPO1 e Streptomyces sp MPO11 isolado de solo da Amazônia, indicando que estudos de bioprospecção de actinobactérias nativas da Amazônia resultam na descoberta de potenciais compostos com atividade antibacteriana e anticancerígena.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Saúde (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_Atividade biológica de substâncias.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.