Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2291
Título: | Casa Familiar Rural (CFR) na Amazônia Paraense: uma análise da agricultura sustentável nas comunidades de Membeca, Vila Amazonas e Guajará. |
metadata.dc.creator: | PADILHA, Edna Oliveira |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Agrícola;Diversificação da produção;Políticas públicas;Pedagogia da Alternância;Casa Familiar Rural |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | PADILHA, Edna Oliveira. Casa Familiar Rural (CFR) na Amazônia Paraense: uma análise da agricultura sustentável nas comunidades de Membeca, Vila Amazonas e Guajará. Orientador: Abner Vilhena de Carvalho; Coorientadora: Ednéa do Nascimento Carvalho. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS), Instituto de Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2291 |
Abstract: | The Lago Grande region, located in the municipality of Santarém in the state of Pará, is characterized by its natural wealth and the presence of rural communities that rely on family farming as their main means of subsistence. However, the Amazon region of Pará has been facing continuous exploitation of natural resources and the implementation of large capitalist projects, forcing rural residents to reinvent themselves and learn new alternative farming techniques that allow them to work the land while respecting nature and their traditional knowledge. In this context, Rural Education is centered on addressing the socioeconomic, cultural, and environmental realities. By connecting the community’s lived experiences with theoretical knowledge, students are encouraged to apply practical skills on their farms, promoting agricultural alternatives that preserve nature and improve the quality of life for families. This study aims to analyze the contribution of Alternating Pedagogy to agricultural sustainability in the Amazon region of Pará, with an emphasis on agroecology, focusing specifically on the communities of Membeca, Vila Amazonas, and Guajará.Students from the agroecology program at the Rural Family House (CFR) engage in hands-on activities during the "community time" through the pedagogical tool known as the Young Professional Project (PPJ). These activities include meliponiculture, Agroforestry Systems (AFS), local poultry farming, rotational grazing management, and more. Therefore, this work comprises a literature review and field research using both qualitative and quantitative approaches, including photographic records of students’ production units and interviews with the students, technical teachers, the CFR coordinator, and representatives from the Regional Association of Rural Family Houses (Arcafar).The analysis of these experiences aims to support the strengthening of rural communities by identifying the challenges faced in implementing agroecological farming practices that promote the diversification of family farming production, generating income and well-being for those living in rural areas. This highlights opportunities to improve the formulation of public policies. |
Resumo: | A região de Lago Grande, localizada no município de Santarém no Estado do Pará, é caracterizada por sua riqueza natural e pela presença de comunidades camponesas que dependem da agricultura familiar como principal meio de subsistência. No entanto, a Amazônia Paraense enfrenta um cenário contínuo de exploração da natureza e implementação de grandes projetos de cunho capitalista, que conduz os moradores do campo a se reinventar e aprender novas técnicas de cultivos alternativos que permitam produzir na terra, respeitando a natureza em relação aos saberes tradicionais. Neste cenário, a Educação do Campo fundamenta-se por problematizar o contexto socioeconômico, cultural e ambiental, pois ao relacionar os saberes de vivência da comunidade ao conhecimento teórico, faz com que os alunos passem a aplicar a prática em suas propriedades rurais, incentivando alternativas agrícolas que conserve a natureza trazendo qualidade de vida as famílias. Este estudo objetiva analisar a contribuição da Pedagogia da Alternância para com a sustentabilidade agrícola da Amazônia Paraense com ênfase na agroecologia, especificamente nas comunidades Membeca, Vila Amazonas e Guajará, visto que os alunos do curso de agroecologia da Casa Familiar Rural (CFR) mediante o instrumento pedagógico - Projeto Profissional do Jovem (PPJ) desenvolvem no “tempo comunidade” experiências como: a meliponicultura, Sistemas Agroflorestais (SAF’s), criação de aves caipira, manejo rotacionais de piquetes, entre outros. Para tanto, o trabalho conta com revisão bibliográfica e pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo registros fotográficos das unidades produtivas dos alunos e entrevistas com os mesmos, com os professores da base técnica e coordenador da CFR e representante da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar). Portanto, a análises das experiência tendem a corroborar com o fortalecimento das comunidades rurais, identificando os desafios enfrentados na implementação das práticas agrícolas com enfoque agroecológico que proporciona a diversificação da produção da agricultura familiar, gerando renda e bem estar dos povos que vivem no campo, destacando as oportunidades de melhoria para a proposição de políticas públicas direcionadas à Educação do Campo e à sustentabilidade das mesmas na região de Lago Grande. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2291 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT_CasaFamiliarRural.pdf | 7,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.