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Título: Percepção de alunos do 2° ano do Ensino Médio sobre animais peçonhentos, em uma escola pública do município de Santarém no Pará
metadata.dc.creator: FERREIRA, Elizabeth Cunha
Palavras-chave: Animais peçonhentos;Animal venenoso;Ecologia – Ensino Médio;Estudantes do Ensino Médio
Data do documento: 7-Mai-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: FERREIRA, Elizabeth Cunha. Percepção de alunos do 2° ano do Ensino Médio sobre animais peçonhentos, em uma escola pública do município de Santarém no Pará. Orientadora: Siany da Silva Liberal. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura Integrada em Biologia e Química). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2297
Abstract: Venomous animals use an organ in their body to inject poison into their victims. They are called venomous animals, which, in order to hunt or defend themselves, have the ability to inoculate toxic substances (venom) produced in specialized glands in their bodies, thus recording popular knowledge, as well as beliefs regarding these animals. The present work aims to investigate the level of clarification about venomous animals in a 2nd year high school class at a public school in Santarém through interviews with open and closed questions containing 11 questions. We saw that the majority of those interviewed still have little knowledge about venomous animals and do not know how to distinguish a venomous animal from a poisonous animal and, due to lack of this knowledge, they end up eliminating several animals that are not dangerous. Among the most cited animals are venomous animals: snakes, centipedes and spiders and those that cause the most accidents are snakes. After collecting the data, we carried out an intervention so that students could better understand the topic through bibliographical research in the school's computer laboratory and a visit to the Ufopa Biology laboratory, which allowed them to observe venomous animals and learn about their characteristics. of them and their role in ecology providing them with a more affective understanding of the subject. After these activities, the students presented their work at the school science fair. We concluded that the prior diagnosis of the students' level of knowledge was extremely important to guide teaching practice, in order to complement or demystify the concepts they had, and we saw that the interaction of the school/university and through internet research, and Through public exhibitions, students had to make sure they correctly understood the terms to explain to the fair's audience. This research showed that we can add several methodologies to improve biology teaching on biodiversity and animal conservation in public schools.
Resumo: Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem veneno em suas vítimas. São chamados de animais peçonhentos, que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas (peçonha) produzidas em glândulas especializadas de seu corpo, sendo assim, para registrar os conhecimentos populares, bem como as crendices relativas a esses animais. O presente trabalho objetiva investigar o nível de esclarecimento sobre animais peçonhentos em uma turma do 2° ano do ensino médio da escola pública de Santarém através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas contendo 11 questões. Vimos que a maioria dos entrevistados ainda tem pouco conhecimento sobre animais peçonhentos e não sabem como distinguir um animal peçonhento de um animal venenoso e por falta desse conhecimento acabam eliminando vários animais que não são perigosos. Entre os animais mais citados estão com animais peçonhentos: cobra, lacraia e aranhas e os que mais causam acidentes são as cobras. Após o levantamento dos dados, fizemos uma intervenção para que os estudantes pudessem conhecer melhor o tema através de pesquisas bibliográficas no laboratório de informática da escola e visita ao laboratório de Biologia da Ufopa, o que lhes permitiu observar os animais peçonhentos e saber sobre as características deles e o seu papel na ecologia lhes proporcionando uma compreensão mais afetiva do assunto. Após essas atividades os alunos apresentaram o trabalho em feira de ciências da escola. Concluímos que o diagnóstico prévio sobre o nível de conhecimentos dos alunos foi de suma importância para orientar a prática docente, a fim de complementar ou desmistificar os conceitos que eles tinham, e vimos que a interação da escola/universidade e através de pesquisas na internet, e através de exposições públicas, os alunos tiveram que se certificar que estão compreendendo corretamente os termos para explicarem ao público da feira, essa pesquisa mostrou que podemos agregar várias metodologias para melhorar o ensino de biologia sobre a biodiversidade e conservação animal nas escolas da rede pública.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2297
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