Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2298
Título: Os impactos da adoção da metodologia ativa para o ensino de anatomia animal comparada
metadata.dc.creator: AMORIM, Juliana Maria Benevides
Palavras-chave: Metodologias ativas;Práticas pedagógicas;Práticas de ensino
Data do documento: 6-Mai-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: AMORIM, Juliana Maria Benevides. Os impactos da adoção da metodologia ativa para o ensino de anatomia animal comparada. Orientadora: Yukari Okada. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: >https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2298
Abstract: The general objective of this study is to identify what benefits the adoption of active methodologies in the teaching process can bring to the student's academic trajectory, where the search for improving teaching based on this new methodology aims mainly to increase students' interest and instigate educators in the search for active teaching methodologies. The research method is a bibliographic review, based on reflection on reading books and works, as well as research on authors who contribute to the study of learning and development. In this sense, we used the qualitative approach as a methodology, while its nature was decided by research. The focus of this research is aimed at establishing the relationship that the adoption of active teaching methodologies can impact on the intellectual development of study in the classroom. Active methodologies have been established as alternatives within the teaching-learning process, which encourages the evolutionary process of education.
Resumo: O presente estudo tem como o objetivo geral identificar quais os benefícios que a adoção de metodologias ativas no processo de ensino pode acarretar na trajetória acadêmica do estudante, onde a busca pelo aprimoramento do ensino com base nessa nova metodologia visa principalmente aumentar o interesse dos estudantes e instigar os educadores na procura por metodologias ativas de ensino. Esta pesquisa buscou realizar um levantamento bibliográfico e também aplicação destas metodologias ativas no ensino de Anatomia Animal Comparada. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com observação dos alunos frente à aplicação das atividades, onde se constatou que essas metodologias ativas possuem como foco facilitar e estimular um dinamismo nas aulas de forma eficiente para os alunos. Apesar de ser uma ferramenta de aplicação relativamente nova, esta metodologia vem trazendo excelentes resultados para o processo de aprendizagem dos alunos. Contudo ainda podemos ressaltar que estas modificações fazem parte de um processo gradativo de adaptação, onde materiais didáticos alternativos e metodologias ativas vêm ganhando espaço cada vez maior no âmbito das estratégias pedagógicas no ensino. As metodologias ativas vêm se estabelecendo como alternativas dentro do processo de ensino-aprendizagem, que fomenta o processo evolutivo da educação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2298
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OsImpactosdaAdoçãodaMetodologia.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.