Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Ediene Pena-
dc.date.accessioned2021-02-18T15:00:07Z-
dc.date.available2021-02-18T15:00:07Z-
dc.date.issued2017-10-13-
dc.identifier.citationMOURA, Fádya Lorena de Souza. Norma-padrão: caracterização e ensino. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/229. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/229-
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand how the objective standard norm of Brazilian Portuguese is characterized and what are its implications for teaching, using as corpus texts of newspapers of greater circulation in Brazil. We start admitting that there is an objective standard norm that is influenced by discourse and is therefore modified by its own uses. We discuss the traditional and linguistic approaches of the standard norm in the classroom, understanding that the latter can contribute to the development of the student's critical thinking about the language. Adopting the linguistic approach, we analyzed journalistic texts from the year 1995 and the year 2015, to verify if, in 20 years, there was any difference in the presented linguistic pattern. The analyzed phenomena were selected by the criterion of the normative tension, we investigated phenomena with low and with high normative tension. We observed that some linguistic phenomena quite frequent in the orality of speakers of the social segment of greater power are not seen so often in the written modality, others aren’t existent in the clipping of texts that was made for the constitution of the corpus. However, other common phenomena in orality are seen in formal texts even if at low frequency, which points to future further acceptance of these phenomena. In comparison to what was observed in the analysis of the phenomena of the different periods, we observed a great similarity in the pattern presented in the two analyzed periods. We conclude that the standard norm that is objectified in writing is in fact a different reality from orality and is tightly controlled, however, with the appearance of phenomena with high normative tension, we have seen that this norm is also shaped by the discourse, although this occurs in a slow way, making it necessary to work with current empirical data to know it.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectNormapt_BR
dc.subjectNorma-padrãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleNorma-Padrão: caracterização e ensinopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender como se caracteriza a norma-padrão objetiva do português brasileiro e quais são as suas implicações para o ensino, utilizando como corpus textos de jornais de maior circulação no Brasil. Partimos da assunção de que existe uma norma-padrão objetiva que sofre influência do discurso e que, portanto, é modificada pelos próprios usos. Discutimos a respeito das abordagens tradicional e linguística da norma-padrão em sala de aula, compreendendo que esta última pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre a língua. Adotando a abordagem linguística, analisamos textos jornalísticos do ano de 1995 e do ano de 2015, com o intuito de verificar se, em 20 anos, houve alguma diferença no padrão linguístico apresentado. Os fenômenos analisados foram selecionados pelo critério da tensão normativa, investigamos fenômenos com baixa e com alta tensão normativa. Observamos que alguns fenômenos linguísticos bastante frequentes na oralidade de falantes do segmento social de maior poder não são vistos com tanta frequência na modalidade escrita, outros são inexistentes no recorte de textos que foi feito para constituição do corpus. No entanto, outros fenômenos comuns na oralidade, são vistos em textos formais mesmo que em baixa frequência, o que aponta para futura aceitação maior desses fenômenos. Em comparação ao que foi observado na análise dos fenômenos dos diferentes períodos, observamos bastante similaridade no padrão apresentado nos dois períodos analisados. Concluímos que a norma-padrão que se objetiva na escrita é de fato uma realidade diferente da oralidade e é rigidamente controlada, no entanto, com o aparecimento de fenômenos com alta tensão normativa, vimos que esta norma também é moldada pelo discurso, embora isso ocorra de forma lenta, tornando necessário o trabalho com dados empíricos atuais para conhecê-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPráticas Educativas, Linguagens e Tecnologiaspt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.creatorMOURA, Fádya Lorena de Souza-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_NormaPadrãoCaracterização.pdf869,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons