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Título: Percepção sobre botânica entre estudantes de diferentes faixas etárias em escolas da educação básica no Oeste do Pará.
metadata.dc.creator: TORRES, Janderson Lucas Amaral
Palavras-chave: Impercepção botânica;Faixa etárias;Escola
Data do documento: 4-Out-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: TORRES, Janderson Lucas Amaral. Percepção sobre botânica entre estudantes de diferentes faixas etárias em escolas da educação básica no Oeste do Pará. Orientadora: Adelaine Michela e Silva Figueira. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2318
Abstract: The concept of "Botanical Blindness" refers to the difficulty in perceiving and valuing plants. "Botanical Imperception" expands on this idea, considering psychological, environmental, and social factors that contribute to this disconnection. The lack of adequate botanical education in schools intensifies this devaluation, while there is a disproportionate emphasis on Zoology. This study aimed to investigate the environmental perceptions and attitudes of children, teenagers, and adults in the school context, with the objective of determining whether there are differences in how children, teenagers, and adults enrolled in educational institutions perceive the nature around them, as well as the vegetation around them as a living presence. The methodology used was field research, conducted in two rural schools and two urban schools in the city of Santarém, PA, with a questionnaire containing 12 questions, 10 of which were objective and 2 subjective, serving as an important tool for both qualitative and quantitative evaluation. A total of 508 students responded to the questionnaire. Through analysis of the results, a greater distance from nature was observed among adults. Children demonstrated lower perception of nature compared to teenagers and adults, while teenagers exhibited the highest perception among the groups. Children's knowledge of plants was the lowest, while teenagers demonstrated the highest knowledge; however, in general, the types of plants participants were familiar with were those present in their homes. The most commonly cited types of plants were edible, medicinal, and ornamental. Thus, it can be noted that the participants' overall perception of nature is low, but their knowledge of plants is relatively high, largely due to the plants they encounter in their daily lives at home. In this context, if schools act as agents that build on the knowledge students bring from home and apply methodologies that spark their interest, students' perceptions of nature, and especially plants, can gradually improve.
Resumo: O conceito de "Cegueira Botânica" se refere à dificuldade em perceber e valorizar as plantas. Já a "Impercepção Botânica" amplia essa ideia, considerando também fatores psicológicos, ambientais e sociais que contribuem para essa desconexão. A falta de um ensino adequado de botânica nas escolas intensifica essa desvalorização, ao mesmo tempo em que há uma ênfase desproporcional em Zoologia Neste estudo, buscou-se investigar a percepção e atitudes ambientais de crianças, jovens e adultos no contexto escolar, tendo como objetivo investigar se existem diferenças no modo como crianças, adolescentes e adultos matriculados em unidades escolares percebem a natureza ao seu redor, bem como a vegetação a sua volta como uma presença viva. A metodologia aplicada foi uma pesquisa de campo, tendo duas escolas da área rural e duas escolas da área urbana da cidade de Santarém-PA, com uso de questionário contendo 12 perguntas sendo 10 objetivas e 2 subjetivas como importante instrumento de avaliação qualitativa e quantitativa. sendo. Ao todo, 508 alunos responderam ao questionário através da análise dos resultados obtidos, observou-se um maior afastamento dos adultos do contato com a natureza. As crianças apresentaram uma menor percepção da natureza em relação aos adolescentes e adultos, e os adolescentes foram que mostraram maior percepção dentre as categorias. O conhecimento de plantas apresentado pelas crianças foi o mais baixo entre as categorias e dos adolescentes o mais alto, porém, de maneira geral os tipos de plantas que os participantes conhecem está relacionado aos tipos de plantas que eles possuem em casa, sendo os tipos mais comuns citados pelos participantes: comestíveis, medicinal e ornamental. Diante disso, nota-se que a percepção geral dos participantes é baixa, porém, seu conhecimento sobre plantas é alto, sendo este fator gerado pelas plantas que os participantes possuem contato em casa. Desta forma, nota-se uma baixa percepção dos participantes que está ligada ao seu dia a dia e contexto em que vive. Neste contexto, se a escola atuar como um agente que direciona o conhecimento que o aluno traz de casa, aplicando metodologias que despertem o interesse do aluno, a visão dos alunos em relação a natureza e as plantas em especial, pode ser melhorada gradativamente.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2318
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