Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2358
Título: | Recurso Didático Interativo Para Alunos Cegos E Com Baixa Visão: Um Estudo Epistemológico Do Processo Ensino Aprendizagem Em Geografia |
metadata.dc.creator: | SOUSA, Zuila da Silva |
Palavras-chave: | Deficiência visual;Ensino de geografia;Recurso didático |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ |
Citação: | SOUSA, Zuila Da Silva.Recurso Didático Interativo Para Alunos Cegos E Com Baixa Visão: Um Estudo Epistemológico Do Processo Ensino Aprendizagem Em Geografia. Orientadora: Ednea do Nascimento Carvalho. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2358 |
Abstract: | The teaching-learning process of geographical science content, in basic education, requires a debate regarding how it has been promoted to blind and visually impaired students. The general objective of this work is to analyze, epistemologically, how the interactive teaching didactic resource would contribute to the teaching-learning process of geographic content for blind and visually impaired students. This study entails a perception of the reality that these students are subjected to since they end up being excluded again, due to the methodology adopted in the classroom. Thus, to achieve the proposed objectives, the methodology adopted was qualitative research in which a bibliographic and documentary survey was carried out, with the aim of interpreting and understanding what has been debated in relation to the provision of teaching resources that value knowledge and learning of blind and visually impaired students, breaking the paradigm that they cannot visualize geographical phenomena. Therefore, it is known that this study puts into question a discrepancy between what is recommended in teacher training, in undergraduate courses, and the reality experienced by teachers and students, mainly those who are blind and have low vision. In this way, what can be done, in a concrete way, to encourage the creation of teaching resources that encourage the learning of geographic content. |
Resumo: | O processo ensino aprendizagem dos conteúdos da ciência geográfica, na educação básica, requer um debate a respeito de como o mesmo vem sendo apregoado para alunos cegos e com baixa visão. O objetivo geral desse trabalho é analisar, epistemologicamente, como o recurso didático interativo contribuiria no processo ensino aprendizagem dos conteúdos geográficos para alunos cegos e com baixa visão. Esse estudo acarreta uma perceptividade da realidade que esses alunos/alunas, são submetidos uma vez que acabam sendo excluídos novamente, por conta da metodologia adotada em sala de aula. Assim para o alcance dos objetivos propostos, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa em que realizou levantamento bibliográfico e documental, com o intuito de interpretação e compreensão quanto ao que vem sendo debatido em relação ao fomento de recursos didáticos que valorize o conhecimento e a aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, rompendo o paradigma de que os mesmos não conseguem visualizar os fenômenos geográficos. Por conseguinte sabe-se que esse estudo coloca em voga uma discrepância entre o que se preconiza na formação de professores, nos cursos de licenciatura, e a realidade vivenciada por professores e alunos, principalmente, os cegos e com baixa visão. Outro mesmo, o que pode ser feito, de maneira concreta para estimular a confecção de recurso didático que estimule a aprendizagem dos conteúdos geográficos. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2358 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RecursoDidáticoInterativo.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons