Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2367
Título: Proerd E Policiamento Comunitario Escolar: Políticas Públicas De Combate As Drogas Nas Escolas
metadata.dc.creator: RABELO, Fabiana Marinho
Palavras-chave: Drogas;Educação;Sociedade;Políticas Públicas
Data do documento: 20-Out-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: RABELO, Fabiana Marinho. Proerd e Policiamento Comunitario Escolar: Políticas Públicas de Combate as Drogas nas Escolas. Orientadora: Ednea do Nascimento Carvalho. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2367
Abstract: The consumption of illicit substances has expanded globally and currently represents a threat to the stability of the economic, political, social and culturalstructures and principles of nations. The use of illicit substances by young peopleis one of the issues that most affect today's society. The act of preventing drugabuse allows for three levels of intervention: primary, secondary and tertiary. Inprimary prevention, the objective is to intervene before drug use occurs. It is theresponsibility of the educational institution to encourage a healthy lifestyle amongstudents, from younger children to mature adults. Secondary prevention is aimedat students who make moderate or moderate use of illicit substances, but whoare not dependent, but who face this risk. School is a privileged space for educational interventions. This must develop projects that promote intensive andlasting preventive actions, following the Action Plan and the Preventive Program.In school practice, preventing drug use becomes possible through interventions in teaching conditions, which, above all, are aimed at the political pedagogical project, school management and the educational approach. Therefore, the intrinsic debate between the fields of knowledge of education, geography and public policies is institutionalized in a scope that is no longer restricted to small points at certain moments, but is based on the daily context of the geographicaland educational theme.
Resumo: O consumo de substâncias ilícitas tem se expandido globalmente e, atualmente, representa uma ameaça à estabilidade das estruturas e princípios econômicos, políticos, sociais e culturais das nações. O uso de substâncias ilícitas por jovens é uma das questões que mais afetam a sociedade atual. O ato de prevenir o abuso de drogas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária o objetivo é intervir antes que o consumo de drogas ocorra. É responsabilidade da instituição de ensino incentivar um estilo de vida saudável entre os estudantes, desde crianças mais novas até adultos maduros. A prevenção secundária se dirige aos estudantes que fazem uso moderado de substâncias ilícitas, mas que não são dependentes, mas que enfrentam esse risco. A escola é um espaço privilegiado para intervenções educativas. Esta deve elaborar projetos que promovam ações preventivas intensivas e duradouras, seguindo o Plano de Ação e o Programa Preventivo. Na prática escolar, a prevenção ao uso de drogas torna-se possível por meio de intervenções nas condições de ensino, que, sobretudo, estão direcionadas ao projeto político pedagógico, à gestão escolar e à abordagem educacional. Portanto o debate intrínseco entre os campos de conhecimento da educação, geografia e políticas públicas se institucionaliza em um âmbito não mais restrito a pequenas pontuações em determinados momentos, mas está alicerçado no contexto diário do temário geográfico e educacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ProerdEPoliciamentoComunitario.pdf598,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons