Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2376
Título: | Relato de experiência e processo de formação inicial: uma sequência didática com histórias em quadrinhos e utilização do geogebra no contexto do PRP |
metadata.dc.creator: | SILVA, Gabriel Ferreira |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino;Funções;Prática e Formação docente;Histórias em Quadrinho |
Data do documento: | 24-Mai-2024 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ |
Citação: | SILVA, Gabriel Ferreira. Relato de experiência e processo de formação inicial: uma sequência didática com histórias em quadrinhos e utilização do geogebra no contexto do PRP. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2376 |
Abstract: | The paper presents an experience report on the activity "O passeio com seu Chico" (The Walk with Seu Chico), a subproject linked to the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) at the Federal University of Western Pará (UFOPA). This activity was carried out with a class of 22 second-year high school students from a public school in Santarém, Pará, with the participation of four residents, between November 2022 and April 2024. The central question of the project was how to develop an alternative teaching approach, based on the Theory of Objectification, which integrated mathematical concepts with the students' social and cultural context. The general objective of the project was to develop an alternative approach to teaching linear functions, using the Theory of Objectification, in a way that organically integrated mathematical content into the students' context. The specific objectives included fostering a deeper understanding of mathematical concepts through practical applications and analysis of problems relevant to the community, integrating a didactic sequence involving comic strips (HQ) to contextualize the content in a playful manner, and implementing the GeoGebra platform as a complementary teaching resource to promote a dynamic and stimulating learning environment that encouraged active student engagement with the content. The reported experience demonstrates the effectiveness of combining alternative pedagogical approaches with the use of ICT to promote more contextualized and engaging teaching, aiming at the development of mathematical skills, critical thinking, problem-solving, and the practical application of this knowledge in students' daily lives. With the implementation of the activity, we were able to put our knowledge into practice and gain experiences, contributing to the initial training of teachers. |
Resumo: | O trabalho apresenta um relato de experiência sobre a atividade "O passeio com seu Chico", um subprojeto vinculado ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizado em uma turma com 22 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola de rede pública em Santarém do Pará, e com a participação de quatro residentes. A questão central do projeto foi como desenvolver uma abordagem de ensino alternativa, fundamentada na Teoria da Objetivação, que integrasse conceitos matemáticos com o contexto social e cultural dos alunos. O objetivo geral do projeto foi desenvolver uma abordagem alternativa para o ensino da função afim, utilizando a Teoria da Objetivação, de maneira a integrar organicamente o conteúdo matemático ao contexto dos alunos. Os objetivos específicos incluíram fomentar uma compreensão mais profunda de conceitos matemáticos por meio de aplicações práticas e análise de problemas relevantes para a comunidade com a integração de uma sequência didática envolvendo histórias em quadrinhos (HQ) para a contextualização do conteúdo de forma lúdica, e implementar a plataforma Geogebra, como recurso complementar ao ensino, para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante que encorajasse o engajamento ativo dos alunos com o conteúdo. A experiência relatada demonstra a eficácia de combinar abordagens pedagógicas alternativas com o uso de TIC para promover um ensino mais contextualizado e envolvente, visando o desenvolvimento de habilidades matemáticas, pensamento crítico, resolução de problemas e a aplicação prática desses conhecimentos no cotidiano dos alunos. Com a aplicação da atividade, pudemos colocar em prática os saberes e adquirir experiências, contribuindo para a formação inicial do professor. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2376 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RelatoDe xperiênciaEProcesso.PDF | 14,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons