Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2377
Título: Dimensões do ensino das tecnologias digitais da informação e comunicação na área da matemática: uma análise a partir das competências e habilidades da BNCC.
metadata.dc.creator: LEMOS, Izaque Da Silva
Palavras-chave: TDIC;BNCC;Matemática;Competências;Habilidades
Data do documento: 21-Mai-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: LEMOS, Izaque da Silva. Dimensões do ensino das tecnologias digitais da informação e comunicação na área da matemática: uma análise a partir das competências e habilidades da BNCC. Orientadora: Cláudia Silva de Castro. 2024. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2377
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (DICT) are increasingly present in people's reality. Therefore, it is necessary to train digitally competent citizens who know how to deal with DICT in a critical, ethical and responsible way. Studies related to essential learning in DICT are increasingly relevant, considering that these have been evolving at an accelerated pace in recent years. In Brazil, there is the National Common Curricular Base (BNCC), which is a normative document that guides essential learning in basic education; Among these learnings, there are those focused on DICT and computing. Given this, this study set out to answer the following question: How do BNCC skills and abilities in elementary school – final years – and high school guide learning in DICT in the area of mathematics? The main objective of the work is to analyze and categorize the skills and abilities related to DICT in the area of mathematics within the BNCC, taking as analysis support the dimensions of learning related to training in DICT and computing, highlighted in the BNCC, taking into account the role that these play in contemporary society. Yin's (2016) qualitative research analysis method was used, consisting of five phases: Compilation, decomposition, recomposition, interpretation and conclusion. The analysis was organized around three categories: a) digital culture, b) digital technology and c) computational thinking. The results demonstrated that digital culture has little emphasis, given the little recurrence between skills and abilities, as learning in DICT focuses on solving problems and representing data in digital environments. The results obtained in this study can contribute to future studies on this same topic, not limited to the area of mathematics, both theoretically and practically, and indicate the need for greater emphasis on training in DICT in undergraduate courses.
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na realidade das pessoas. Por isso, torna-se necessário formar cidadãos digitalmente competentes que saibam lidar com as TDIC de forma crítica, ética e responsável. Estudos relacionados às aprendizagens essenciais em TDIC são cada vez mais relevantes, tendo em vista que estas vêm evoluindo em um ritmo acelerado nos últimos anos. No Brasil, tem-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo que orienta as aprendizagens essenciais na educação básica; entre essas aprendizagens, tem-se as voltadas para as TDIC e a computação. Diante disso, este estudo se propôs a responder a seguinte questão: Como as competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental – anos finais – e ensino médio orientam as aprendizagens em TDIC na área da matemática? O objetivo principal do trabalho é analisar e categorizar as competências e habilidades relacionadas às TDIC na área da matemática dentro da BNCC, tomando como suporte de análise as dimensões das aprendizagens relacionadas à formação em TDIC e à computação, apontadas na BNCC, levando em conta o papel que estas desempenham na sociedade contemporânea. Utilizou-se o método de análise de pesquisas qualitativas de Yin (2016), composto de cinco fases: Compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. A análise foi organizada em torno de três categorias: a) cultura digital, b) tecnologia digital e c) pensamento computacional. Os resultados demonstraram que a cultura digital tem pouca ênfase, dado a pouca recorrência entre as competências e habilidades, já que o aprendizado em TDIC se concentra em resolver problemas e representar dados em ambientes digitais. Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para futuros estudos nesta mesma temática, não se limitando à área da matemática, tanto de forma teórica quanto de forma prática, e indicar a necessidade de maior ênfase na formação em TDIC nos cursos de licenciatura
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2377
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DimensõesDoEnsinoDasTecnologias.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons