Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2379
Título: Implicações de práticas de ensino com a utilização de tecnologias digitais na educação básica e para a formação inicial docente
metadata.dc.creator: VIEIRA, Sandrielem Correa
Palavras-chave: Ensino;Tecnologias digitais;Formação inicial
Data do documento: 21-Mai-2024
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Citação: VIEIRA, Sandrielem Correa. Implicações de práticas de ensino com a utilização de tecnologias digitais na educação básica e para a formação inicial docente. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2379
Abstract: This study addresses the integration of Digital Technologies into basic education, specifically focusing on the production and analysis of graphs with first- and secondyear high school students. Beginning with a contextualization of technology's presence in modern society, the text discusses the necessity of integrating digital technological resources, such as smartphones, into the educational process. The importance is highlighted not only of providing such resources but also of equipping teachers for their effective use, aligning with contemporary teaching methods. The study focuses on describing some impacts of digital technology on graph construction and analysis, particularly for first- and second-year high school students. Furthermore, it examines how this technological integration influences teaching and learning, especially within the context of the Pedagogical Residency Program (PRP). This research was conducted in a middle and high school in the city of Santarém/PA through exploratory activities planned and implemented in line with contemporary demands and the interests and motivations of the participating students. Emphasis is placed on promoting interaction and collaboration among students using these resources, highlighting examples such as the use of the digital platform Padlet, spreadsheets, and podcast production. The findings bring forward discussions associated with a critical analysis necessary in teacher education programs, evaluating the benefits and challenges of adopting these technologies in Mathematics teaching and their potential implications for the act of teaching
Resumo: Este trabalho trata sobre a integração das Tecnologias Digitais na educação básica, necessariamente na produção e análise de gráficos com alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Iniciando com uma contextualização sobre a presença da tecnologia na sociedade moderna, o texto discute a necessidade de integração de recursos tecnológicos digitais, como smartphones, no processo educacional. Destacase a importância não apenas de disponibilizar tais recursos, mas também de capacitar os professores para sua efetiva utilização, alinhando-se aos métodos de ensino contemporâneos. O trabalho concentra-se na descrição de alguns impactos da tecnologia digital na construção e análise de gráficos, especificamente para alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Além disso, analisa como essa integração tecnológica influencia o ensino e a aprendizagem, particularmente dentro do contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP). Foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental e médio, na cidade de Santarém/PA, por meio de atividades exploratórias, planejadas e realizadas, conforme demandas contemporâneas associadas aos interesses e motivações dos estudantes, participantes da pesquisa. Enfatiza-se a importância de promover a interação e colaboração entre os alunos por meio desses recursos, destacando exemplos como o uso da plataforma digital Padlet, Planilhas eletrônicas e a produção de Podcasts. Os resultados apontam discussões associadas a uma análise crítica necessária em cursos de formação de professores, avaliando os benefícios e desafios associados à adoção dessas tecnologias no ensino da Matemática e possíveis implicações para o ato de ensinar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2379
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ImplicaçõesDePráticasDeEnsino.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons