Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia-
dc.date.accessioned2025-01-30T22:03:31Z-
dc.date.available2025-01-30T22:03:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationTAPAJÓS, Wilson de Oliveira. A abordagem de podcast em livros didáticos de língua portuguesa distribuídos pelo PNLD 2024. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2412pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2412-
dc.description.abstractThis thesis focuses on the theme ―The Approach of Podcasts in Portuguese Language Textbooks Distributed by PNLD 2024.‖ The general objective of the research is to critically examine how podcasts are being integrated into Portuguese language textbooks included in the PNLD (National Program of Textbooks and Teaching Materials) 2024, and based on the obtained results, to develop an original lesson plan on the topic. Specific objectives include: describing the teaching activities found within the Portuguese language materials that involve digital themes; creating teaching sequences aimed at the instruction of the Portuguese language; and analyzing Portuguese language educational works. Methodology: a focused document analysis of textbooks to address the research question: ―How is the podcast, as a digital genre and discursive genre, being approached in Portuguese language textbooks distributed through PNLD 2024?‖ Results: the consulted works were examined for their approach to the podcast genre in activities and content, and based on the recorded data, a teaching sequence with the cross-cutting theme of environmental education was developed. Final considerations: It is hoped that this work will contribute to future reflections, inspiring educators, researchers, and publishers to consider the use of digital technologies within the school context, actively seeking to improve the quality of education and foster the development of more critical students, establishing a dialogue between discourse and society.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA abordagem de podcast em livros didáticos de língua portuguesa distribuídos pelo PNLD 2024pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7899498412578289pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533256621718952pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema ―A ABORDAGEM DE PODCAST EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DISTRIBUÍDOS PELO PNLD 2024‖. O objetivo geral da pesquisa é verificar, partindo de um ponto de vista crítico, como o podcast está sendo trabalhado em livros didáticos de língua portuguesa integrantes do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) 2024 e, com base nos resultados obtidos, elaborar um plano de aula sobre a temática de autoria própria. Dentre os objetivos específicos estão: descrever as atividades didáticas encontradas no material escolar de língua portuguesa, que envolvam a temática digital; criar sequências didáticas voltadas para o ensino de língua portuguesa; analisar obras didáticas de língua portuguesa. Metodologia: análise documental delimitada de livros didáticos a fim de responder a questão-problema: ―Como o podcast, enquanto gênero digital e gênero discursivo, está sendo abordado em livros didáticos de língua portuguesa distribuídos através do PNLD 2024?”. Resultados: averiguou-se nas obras consultadas a abordagem do gênero podcast em atividades e conteúdos, e, com base nos dados encontrados e registrados, foi elaborada uma sequência didática com a temática transversal educação ambiental. Considerações finais: Espera-se que, com este trabalho, haja a contribuição para futuras reflexões, inspirando educadores, pesquisadores e editoras a considerarem o uso de tecnologias no contexto escolar, buscando contribuir ativamente com a melhoria da qualidade do ensino e a formação de alunos mais críticos, estabelecendo o diálogo entre o discurso e a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorTAPAJÓS, Wilson de Oliveira-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AAbordagemDePodcastEmLivros.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.