Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SOUZA, Maria de Fátima Matos de-
dc.date.accessioned2021-02-18T19:46:09Z-
dc.date.available2021-02-18T19:46:09Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationLIMA, Luciana Aires Rosa de. Programa Bolsa Família: os efeitos na trajetória de crianças da Escola Esperança. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/244. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/244-
dc.description.abstractThis work aims to study the Bolsa Família Program in the trajectory of Elementary School II students, at Escola Esperança, from 2011 to 2014. The main question of the study is the following question: What is the influence of the Bolsa Família Program? in the school trajectory of elementary school students, beneficiaries of the Program, belonging to the Esperança State School, in Santarém, from 2011 to 2014? Considering this questioning, the research aims to analyze the effects of PBF on the school trajectory of beneficiaries attending Elementary School II, at Escola Esperança. Methodologically, the research is characterized in a Case Study and the approach used was quantitative and qualitative. A documentary survey was carried out on the Bolsa Família Program and other legislation pertinent to the theme, as well as at the secretariat of the researched school, such as the survey of the notes map. Semi-structured interviews were also carried out with the 1st person responsible for the implementation of the SEASTER PBF, with the 1st and current SEMED PBF coordinator in Santarém and with the direction of the researched school. From the analysis of the data, it was possible to verify that, of the 13 students benefiting from the program, in the period from 2011 to 2014, only 2 managed to remain until the conclusion of elementary school, with dropout being one of the main causes of student exclusion. The family-school partnership has been trivial for the monitoring of the student, the effects of the PBF on the beneficiaries' lives also contribute insufficiently to the relief of material needs, since the scarcity of resources is one of the reasons that leads to the lack and the inconclusion of schooling. We conclude that the conditionalities and counterpart of the PBF contribute to the permanence in the school, but they are not enough for the student to remain in school activity until the conclusion.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRendimento Escolarpt_BR
dc.subjectIndicadores Educacionaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.subjectPermanência na Escolapt_BR
dc.titlePrograma Bolsa Família: os efeitos na trajetória de crianças da Escola Esperançapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo de estudo o Programa Bolsa Família na trajetória dos estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Esperança, no período de 2011 a 2014. A pesquisa tem como questão central a seguinte pergunta: Qual a influência do Programa Bolsa Família na trajetória escolar dos alunos de ensino fundamental, beneficiários do Programa, pertencente à Escola Estadual Esperança, em Santarém, no período de 2011 a 2014? Considerando este questionamento, a pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos do PBF na trajetória escolar dos beneficiários cursando o Ensino Fundamental II, na Escola Esperança. Metodologicamente, o presente trabalho caracteriza-se em Estudo de Caso e a abordagem utilizada foi a quanti-qualitativa. Realizou-se o levantamento documental sobre o Programa Bolsa Família e demais legislações pertinentes ao tema, assim como na secretaria da escola pesquisada, como o levantamento do mapa de notas. Realizou-se também entrevistas semiestruturadas com a 1ª responsável pela implantação do PBF da SEASTER, com o 1º e atual coordenador do PBF da SEMED em Santarém e com a direção da escola pesquisada. A partir da análise dos dados foi possível constatar que, dos 13 estudantes beneficiários do programa da turma que iniciou o 5º, no período de 2011, apenas 2 conseguiram permanecer até a conclusão do ensino fundamental em 2014, sendo a desistência uma das principais causas de exclusão de alunos. A parceria família e escola tem sido trivial para o acompanhamento do estudante, os efeitos do PBF na vida dos beneficiários contribuem, também, insuficientemente, no alívio das necessidades materiais, uma vez que a escassez de recursos é um dos motivos que leva à falta e à inconclusão da escolarização. Concluímos que as condicionalidades e contrapartida do PBF contribuem para a permanência na escola, mas não são suficiente para que o aluno permaneça em atividade escolar até a conclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorLIMA, Luciana Aires Rosa de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ProgramaBolsaFamilia.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons