Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2479
Título: | A musicalização infantil no processo de construção do ser criança |
metadata.dc.creator: | BATISTA, Letícia Caroline de Sousa |
Palavras-chave: | Educação infantil;Música - Instrução e estudo;Música na educação;Educação de crianças |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | BATISTA, Letícia Caroline de Sousa. A musicalização infantil no processo de construção do ser criança. Orientador: Juarez Bezerra Galvão; Coorientadora: Itayanna Bianca Ferreira Meireles. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Licenciatura em Pedagogia, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2479. Acesso em: . |
Abstract: | This research has music and early childhood education as its theme, with the objective of describing the contributions of early childhood musicalization to children's development from the perspective of early childhood musicalization teachers from the Social Sementes Musicais Project, in Santarém – Pará. It was observed during the course of work that, when working with children, it is necessary to provide experiences that can be significant during their development process. Thus, musicalization allows activities to be carried out in a playful way, awakening children's pleasure in learning. In this sense, providing children with a good musical experience allows them to develop fully and become culturally enriched. This research is a case study developed in a children's musicalization class in the Musical Seeds Social Project, its theoretical basis is books, magazines, scientific journals and interviews, classified as exploratory and qualitative research, seeking to present the contributions that musicalization can provide to the process of integrating the child's social being, as well as giving new meaning to the importance of music as a playful pedagogical instrument and reflecting the importance of children's musicalization in the child's development. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como temática a música e a educação infantil tendo como objetivo descrever as contribuições da musicalização infantil no desenvolvimento das crianças a partir da ótica dos professores de musicalização infantil do Projeto Social Sementes Musicais, em Santarém – Pará. Observou-se durante o decurso do trabalho que, ao se trabalhar com crianças faz-se necessário proporcionar vivências que possam ser significativas durante o seu processo de desenvolvimento. Assim, a musicalização permite com que as atividades sejam realizadas de forma lúdica despertando o prazer em aprender das crianças. Neste sentido, possibilitar uma boa experiência musical às crianças faz com que desenvolvam de forma integral e enriqueçam culturalmente. Esta pesquisa é um estudo de caso desenvolvido em uma turma de musicalização infantil no Projeto Social Sementes Musicais, tem como embasamento teórico livros, revistas, periódicos científicos e entrevistas, classificada como pesquisa exploratória e qualitativa buscou-se apresentar as contribuições que a musicalização pode proporcionar ao processo de integração do ser social da criança, bem como ressignificar a importância da música como instrumento pedagógico lúdico e refletir a importância da musicalização infantil no desenvolvimento da criança. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2479 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MusicalizacaoInfantilProcesso.pdf | 468,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons