Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2487
Título: | Promovendo ações afirmativas: projetos de combate ao preconceito na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral em Santarém |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Ilza Nogueira dos |
Palavras-chave: | Ações afirmativas;Gênero;Negros;Indígena;Contexto escolar;Santarém-PA |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SANTOS, Ilza Nogueira dos. Promovendo ações afirmativas: projetos de combate ao preconceito na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral em Santarém. Orientadora: Lucybeth Camargo de Arruda. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2487 |
Abstract: | This work aimed to analyze the projects included in the pedagogical program of the State School of Elementary and Middle Education Pedro Álvares Cabral (PAC), referring to affirmative actions aimed at women, indigenous and black people respectively, entitled: Female Empowerment in the Context School, Combating Indigenous Prejudice and The Black Question at School. The methodology of qualitative approach made the movement of analysis of the projects allied to the ethnographic research of the application of the projects, in the context of the Cabral school. We can observe through the work developed the importance of affirmative actions in elementary and high schools so that discrimination as a practice that produces and reproduces racial and/or ethnic violence, gender is increasingly replaced by respect for diversity, since we are formed by a diverse society in terms of gender, race and/or ethnicity. We show through this work that it is not about granting benefits or privileges, but the realization of rights guaranteed by the Constitution. It is necessary that the affirmative action movement be recognized and defended by society to combat the conservative thinking of the elites who try to preserve the community as a space marked by the privilege of the few. |
Resumo: | O trabalho teve o objetivo de analisar os projetos incluídos na programação pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Álvares Cabral (PAC), referente às ações afirmativas voltadas ás mulheres, aos indígenas e aos negros respectivamente, titulados em: Empoderamento Feminino no Contexto Escolar, Combate ao Preconceito Indígena e À Questão Negra na Escola. A metodologia de abordagem qualitativa fez o movimento de análise dos projetos aliada à pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação participante na aplicação dos projetos, no contexto da escola Pedro Álvares Cabral no ano de 2019. Podemos observar através do trabalho desenvolvido à importância das ações afirmativas em escolas do ensino fundamental e médio para que a discriminação como uma prática que produz e reproduz a violência de raça e/ou de etnia e gênero, seja cada vez mais substituída pelo respeito à diversidade, visto que somos formados por uma sociedade diversa, seja em questões de gênero, raça ou etnia. Mostramos através deste trabalho que não se trata de concessão de benefícios ou privilégios, mas da efetivação de direitos assegurados pela Constituição. Faz-se necessário que o movimento das ações afirmativas seja reconhecido e defendido pela sociedade para combater o pensamento conservador das elites que tentam preservar a comunidade como um espaço marcado pelo privilégio de poucos. Os resultados alcançados mostraram que a escola tem um papel importante quanto a formação do indivíduo diante da diversidade social e racial e a luta contra o preconceito. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2487 |
Aparece nas coleções: | ICS - TCC - Bacharelado em Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_PromovendoAcoesAfirmativas.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.