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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2488
Título: | “Onde é o som da música?”: O Aprender além das notas musicais pelos olhos de uma criança |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Juliete Cristina Lobo |
Palavras-chave: | Criança;Educação musical;Antropologia;Santarém-PA |
Data do documento: | 17-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | RODRIGUES, Juliete Cristina Lobo. “Onde é o som da música?”: O Aprender além das notas musicais pelos olhos de uma criança. Orientadora: Lucybeth Camargo de Arruda. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2488 |
Abstract: | This work aims to analyze the ways in which the teaching of music is being implemented in the schools of children's musicalization in the city of Santarém- PA, based on Law No. 11769 of 2008, in which it determines the teaching of art from the sociocultural context in which the student is inserted. Data collection was given by participant observation within schools and through unstructured conversations with children, parents and teachers. The theoretical- methodological basis was done with some authors of anthropology, sociology and pedagogy. The research aimed to identify music as an important mediating element for the disciplinary development and appropriation of children's bodies within the Children's Musicization Schools in the city of Santarém - PA within the anthropological field. We try to explain here some problems about music education in the current context where it was found that children are being molded and disciplined from musical learning according to the perspectives of the body according to the teaching-learning conceptions of teachers and schools, ignoring their experiences outside this school space. Within vocational schools, musical knowledge ends up prioritizing knowledge through musical notes in favor of "good music", conceiving this musical learning with the synonym of good citizen. The research also shows the need for other studies that place the child as subject to and from action. |
Resumo: | Este trabalho tem como o intuito analisar as formas como o ensino da música está sendo implantado nas escolas de musicalização infantil da cidade de Santarém- PA, tomando como base a Lei nº 11769 de 2008, em que determina o ensino da arte a partir do contexto sociocultural em que o aluno esteja inserido. A realização de coleta de dados foi dada pela observação participante dentro das escolas e através de conversas não estruturada com as crianças, pais e professores. O embasamento teórico-metodológico foi feito com alguns autores da antropologia, sociologia e da pedagogia. A pesquisa teve como objetivo, identificar a música como um importante elemento mediador para o desenvolvimento disciplinar e apropriação do corpo das crianças dentro das Escolas de musicalização infantil na cidade de Santarém – PA dentro do campo antropológico. Procuramos explanar aqui algumas problemáticas a respeito da educação musical no contexto atual onde constatou-se que as crianças estão sendo moldadas e disciplinadas a partir do aprender musical de acordo com as perspectivas de corpo conforme concepções de ensino-aprendizagem dos professores e das escolas, ignorando suas vivências fora desse espaço escolar. Dentro das escolas profissionalizantes o conhecimento musical acaba por priorizar o conhecimento através das notas musicais em prol da “música boa”, concebendo essa aprendizagem musical com o sinônimo de cidadão de bem. A pesquisa mostra ainda a necessidade de outros estudos que coloquem a criança como sujeito de e da ação. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2488 |
Aparece nas coleções: | ICS - TCC - Bacharelado em Antropologia |
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