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Título: "Tudo que nóiz tem é nóiz": um olhar antropológico para produção intelectual e artística negra através do documentário amarelo
metadata.dc.creator: JULIANO, Pedro Barcellos Rodrigues
Palavras-chave: AmarElo;Sujeito negro;Epistemícidio;Epistemologia preta;Escrevivência
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: JULIANO, Pedro Barcellos Rodrigues. "Tudo que nóiz tem é nóiz": um olhar antropológico para produção intelectual e artística negra através do documentário amarelo. Orientador: Miguel Aparício Suarez. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
Abstract: This work intends to take an anthropological look at the documentary AmarElo – é tudo pra ontem by rapper Emicida and understand how the artistic, intellectual and historical elements present in the work relate to four points of black intellectual thought, which are epistemicide, epistemic fracture, epistemology black and escrevivência. Through these concepts and with the help of black authors, I intend to weave a discussion about different forms of violence and different forms of resistance presented in the documentary, which uses the audiovisual as a tool to connect with the public. I intend to present a discussion that seeks in the black intelligentsia the necessary elements to understand the paths taken by the audiovisual work. The monograph also deals with the perception of interlocutors about the documentary, how the work relates to the daily lives of these people and how they were impacted. Through five chapters I seek to position the reader inside and outside the documentary, seeking to relate the work with external elements and mainly I seek to bring the black subject as a conductor of its history.
Resumo: Este trabalho pretende lançar um olhar antropológico sobre o documentário AmarElo – é tudo pra ontem do rapper Emicida e compreender como os elementos artísticos, intelectuais e históricos presentes na obra se relaciona com quatro pontos do pensamento intelectual negro, que são epistemicídio, fratura epistêmica, epistemologia preta e escrevivência. Através desses conceitos e com a ajuda de autoras negras pretendo tecer uma discussão sobre diferentes formas de violência e diferentes formas de resistência apresentadas no documentário, que utiliza o audiovisual como ferramenta de conexão com o público. Pretendo apresentar uma discussão que busca na intelectualidade negra os elementos necessários para compreender os caminhos percorridos pela obra audiovisual. A monografia trata também da percepção de interlocutores acerca da documentário, de que forma a obra se relaciona com o cotidiano dessas pessoas e como foram impactadas. Através de cinco capítulos busco posicionar o leitor dentro e fora do documentário, buscando relacionar a obra com elementos externos e principalmente busco trazer o sujeito negro como condutor da sua história.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Antropologia

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