Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2529
Título: | Educação ambiental na Floresta Nacional do Tapajós: uma abordagem como cientista ambiental do lugar de onde veio |
metadata.dc.creator: | MELO, Andressa Rocha |
Palavras-chave: | Educação Ambiental;FLONA;Amazônia |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | MELO, Andressa Rocha. Educação ambiental na Floresta Nacional do Tapajós: uma abordagem como cientista ambiental do lugar de onde veio. Orientador: Amanda Estefânia de Melo Ferreira. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Ambientais.) - Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2529 |
Abstract: | This paper looks at Environmental Education (EE) in the Tapajós National Forest (FLONA) from the perspective of a resident and environmental scientist from the place where he lived. The aim is to investigate the phenomenon of environmental education in the Tapajós National Forest by mapping environmental education actions between January 2019 and June 2024. Adopting a qualitative-quantitative approach, the research seeks a more comprehensive and in-depth understanding of the phenomenon in question. It was conducted through interviews with an official from the Chico Mendes Biodiversity Institute (ICMBio), complemented by the organization and analysis of secondary institutional data requested from the management body of the conservation unit. The results of the survey indicate that only seven environmental education activities have been carried out in the last five years. The Tapajós National Forest is home to a total of 23 communities and three indigenous villages, but only five communities and one indigenous village took part in these initiatives. The themes addressed reflect contemporary and urgent concerns, such as the climate and water crisis, as well as the inclusion of topics such as the conscious use of fire and recycling. However, the management of the activities faces significant challenges, such as the lack of trained staff to carry out the actions, the low financial investment directed towards environmental education and the difficulties in monitoring these initiatives. Therefore, this study aims to contribute to the discussion on the management of environmental education activities in the Tapajós FLONA through analyzed data and the study of a resident environmental scientist in the region. |
Resumo: | Este trabalho aborda a Educação Ambiental (EA) na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), sob a perspectiva de residente e cientista ambiental do lugar onde residiu. O objetivo deste investigar o fenômeno da educação ambiental na floresta nacional do Tapajós a partir de mapeamento de ações de educação ambiental entre janeiro de 2019 a junho de 2024. Adotando uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa busca uma compreensão mais abrangente e profunda do fenômeno em questão, sendo conduzida por meio de entrevistas com um servidor do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), complementadas pela organização e análise de dados secundários institucionais solicitados ao órgão gestor da unidade de conservação. Os resultados do levantamento indicam que apenas sete atividades de educação ambiental foram realizadas nos últimos cinco anos. A Floresta Nacional do Tapajós abriga um total de 23 comunidades e três aldeias indígenas, mas apenas cinco comunidades e uma aldeia indígena participaram dessas iniciativas. As temáticas abordadas refletem preocupações contemporâneas e urgentes, como a crise climática e hídrica, além da inclusão de tópicos como o uso consciente do fogo e a reciclagem. Entretanto, a gestão das atividades enfrenta desafios significativos, como a falta de pessoal capacitado para conduzir as ações, o baixo investimento financeiro direcionado à educação ambiental e as dificuldades no monitoramento dessas iniciativas. Portanto, este estudo visa contribuir para a discussão sobre a gestão das atividades de educação ambiental na FLONA do Tapajós através de dados analisados e de estudo de uma cientista ambiental residente da região. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2529 |
Aparece nas coleções: | IFII - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducaçãoAmbientalNaFloresta.pdf | 841,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.