Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2590
Título: Os três momentos pedagógicos e a dilatação térmica dos sólidos com os alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME)
metadata.dc.creator: SILVA, Auristeles de Sousa
Palavras-chave: Ensino de física;Dilatação Térmica;Cidadania;Sistema de Organização Modular de Ensino
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Auristeles de SousaOs três momentos pedagógicos e a dilatação térmica dos sólidos com os alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Orientador: Ednilson Sergio Ramalho de Souza; Coorientadora: Claudia Silva de Castro. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2590. Acesso em: .
Abstract: This work describes the elaboration, application and evaluation of an Educational Product from a didactic sequence referring to the methodological approach of the Three Pedago-gical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco together with the theory about the construction of knowledge of Paulo Freire, applied in a class of sophomore year of the Modular Education Organization System (SOME). The objective was to develop the skills and competencies of Thermal Expansion in line with a citizenship education, in addition to analyzing the possibilities that this approach can provide in Physics classes. The data analysis was done by Discursive Textual Analysis and the use of an Artificial Intelligence from the arguments of the students built throughout the proposed activities such as questionnaires and forms, in order to identify if, in fact, they were able to reflect on the importance of studying Thermal Expansion from its reality, in addition to obser-ving how this methodology can motivate students to become critical and reflective sub-jects of their own experiences
Resumo: Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto Educacional a partir de uma sequência didática referente a abordagem metodológica dos 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco em conjunto com a teoria acerca da construção do conhecimento de Paulo Freire, aplicada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). O objetivo foi desenvol-ver as habilidades e competências da Dilatação Térmica em consonância com uma for-mação cidadã, além de analisar as possibilidades que esta abordagem pode proporcionar nas aulas de Física. A análise dos dados deu-se pela Análise Textual Discursiva e do uso de uma Inteligência Artificial a partir dos argumentos dos estudantes construídos ao longo das atividades propostas, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir sobre a importância de se estudar a Dilatação Térmica a partir de sua realidade, além de observar como essa metodologia pode motivar os estudantes a tornarem-se sujeitos críticos e re-flexivos de suas próprias experiências.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2590
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_TrêsMomentosPedagógicos.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons