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Título: Do campo magnético à indução eletromagnética: aplicação de uma UEPS
metadata.dc.creator: SILVA, Marcos Patrick Souza
Palavras-chave: Ensino de física;UEPS;Eletromagnetismo;Iramuteq (Software)
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Marcos Patrick Souza. Do campo magnético à indução eletromagnética: aplicação de uma UEPS. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2592. Acesso em: .
Abstract: This applied, qualitative, and explanatory research aims to investigate whether Potentially Meaningful Teaching Units (PMTUs) are an appropriate methodology for teaching Faraday's Law of Electromagnetic Induction in public schools. Understanding this law is crucial for comprehending various electromagnetic phenomena present in modern technologies. As an educational product, a PMTU is developed to teach from the magnetic field to electromagnetic induction and is implemented in two high school classes in a public school in Pará State – Brazil. The results are analyzed through formative and summative assessment, with emphasis on questionnaires administered at the initial and final stages of the sequence, which are subjected to lexicographic analysis using the specific software - Iramuteq.
Resumo: A presente pesquisa - aplicada, qualitativa e explicativa - tem como objetivo primordial investigar se as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são uma metodologia apropriada para o ensino da Lei de Indução Eletromagnética de Faraday em escolas públicas. A compreensão dessa lei é a base para entender diversos fenômenos eletromagnéticos presentes em tecnologias modernas. Desenvolve-se como produto educacional uma UEPS para ensinar do campo magnético à indução eletromagnética e aplica-se em duas turmas de Ensino Médio em uma escola pública no Estado do Pará. Os resultados são analisados por meio de avaliação formativa e somativa, com destaque para os questionários aplicados na etapa inicial e na etapa final da sequência, os quais são submetidos a análise lexicográfica com o uso de software específico - Iramuteq.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2592
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

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