Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Título: Contribuições da educação popular em saúde para a promoção da saúde
metadata.dc.creator: PONTES, Darlene da Silva
Palavras-chave: Educação em saúde;Promoção da saúde;Sistema único de saúde
Data do documento: 22-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PONTES, Darlene da Silva. Contribuições da educação popular em saúde para a promoção da saúde. Orientadora: Elaine Cristiny Evangelista dos Reis. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Abstract: The present work aims to analyze the contributions of Popular Health Education (PEH) to health promotion. This is an Integrative Literature Review (RIL), carried out in the Virtual Health Library (VHL), using as inclusion criteria: full articles, in Portuguese and English, which portray the theme relating to EPS, in the period 2013 to 2023. The search was carried out using the descriptors: Health Education and Health Promotion. After the careful synthesis of publications resulting from collection in the VHL, 12 articles remained in the RIL. It is highlighted in the work that 92% present the principles I - Valuing the gathering of knowledge and VI - Promoting quality of life; 67% of them are within the principles IV - Questioning traditional pedagogical strategies and V - Valuing the autonomy of the population; and only 17% of the articles presented all the principles together.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Popular em Saúde (EPS) para a promoção da saúde. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando como critérios de inclusão: artigos na íntegra, em português e inglês, que retratam a temática referente à EPS, no período de 2013 a 2023. A busca foi feita utilizando os descritores: Educação em Saúde e Promoção da Saúde. Após a síntese criteriosa das publicações resultantes de coleta na BVS, permaneceram na RIL, 12 artigos. Destaca-se no trabalho que 92% apresentam os princípios I- Valorizar o encontro de conhecimentos e o VI- Promover qualidade de vida; 67% deles estão dentro dos princípios IV - Questionar estratégias pedagógicas tradicionais e V -Valorizar a autonomia da população; e apenas 17% dos artigos apresentaram todos os princípios juntos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Aparece nas coleções:ISCO - TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ContribuiçõesDaEducaçãoPopular.pdf781 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.