Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2608
Título: | As contribuições da sala de aula invertida para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio |
metadata.dc.creator: | MARINHO, José Ronaldo Rocha |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida;Prática pedagógica;Tecnologias digitais |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | MARINHO, José Ronaldo Rocha. As contribuições da sala de aula invertida para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio. Orientador: Claudir Oliveira. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2608 |
Abstract: | This course completion work aimed to investigate the flipped classroom in the pedagogical practices of high school teachers. For this, a data survey was carried out between the years 2002 and 2021, through a bibliographical review, through the search tools of the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the online research platform Academic Google. Even more, data were collected through 29 academic works between the years 2002 and 2021 on the subject; among them, four books. The research was conceived under the perspective that the flipped classroom expands the opportunities for a more beneficial learning, making the teacher more competent when instructing. The results considered that the use of the flipped classroom made the participation of teachers even more aware of learning, in the construction of meaningful knowledge for students. In addition, we found that the teachers' pedagogical practices collaborated with the quality of students' learning. In this sense, due to the fact that they are attentive and active during the phases in the active teaching methodology, autonomously, with freedom to choose the best strategy to study, made possible by the inverted classroom in activities. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar a sala de aula invertida nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio. Para isso, foi realizado um levantamento de dados entre os anos de 2002 e 2021, por meio de revisão bibliográfica, através das ferramentas de buscas do Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) e da plataforma de pesquisa online Google Acadêmico. Ainda mais, foram coletados dados por meio de 29 trabalhos acadêmicos entre os anos de 2002 e 2021 sobre a temática; entre eles, quatro livros. A pesquisa foi idealizada sob a perspectiva de que a sala de aula invertida expande as oportunidades de uma aprendizagem mais benéfica, tornando o professor mais competente ao instruir. Os resultados consideraram que o uso da sala de aula invertida deixou a participação dos professores, ainda mais, conscientes quanto à aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos para os estudantes. Além disso, assinalamos que as práticas pedagógicas dos professores colaboraram com a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, pelo fato de estarem atentos e ativos durante as fases na metodologia ativa de ensino, de forma autônoma, com liberdade de escolher a melhor estratégia para estudar, oportunizada pela sala de aula invertida nas atividades. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2608 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AsContribuiçõesDaSalaDeAula.pdf | 624,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.