Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2609
Título: | Desenvolvimento de uma sala de aula interativa com o Google apresentações |
metadata.dc.creator: | CASTELO, Elaine De Sousa |
Palavras-chave: | Objetos digitais de aprendizagem;Tecnologias na educação;Sala interativa |
Data do documento: | 20-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | CASTELO, Elaine De Sousa. Desenvolvimento de uma sala de aula interativa com o Google apresentações. Orientador: Claudir Oliveira. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2609 |
Abstract: | This study explores the development of an Interactive Classroom using the Google Slides platform, integrated with Digital Learning Objects (DLOs), aiming to address current educational challenges. The study examines how the tool can assist in improving teaching quality and facilitating active student participation in dynamic educational environments. The adopted methodology included the practical application of the tool in a school setting, followed by a workshop with teachers from a public school to collect feedback and evaluate the tool's usability and applicability. Preliminary results indicate that the tool provides educators with valuable resources to adapt pedagogical practices to specific educational demands and enables active student engagement with the curriculum content. The research highlights the importance of adaptable educational tools that can promote more autonomous learning, suggesting that the Interactive Classroom has potential to be adopted across a variety of educational contexts. The study concludes with recommendations for future improvements and the need for ongoing research to optimize the integration of technologies in education. |
Resumo: | Este estudo investiga o desenvolvimento de uma Sala de Aula Interativa utilizando a plataforma Google Apresentações, integrada com Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), visando enfrentar os desafios educacionais atuais. O estudo analisa como a ferramenta pode auxiliar na qualidade do ensino e facilitar a participação ativa dos estudantes em ambientes educacionais dinâmicos. A metodologia adotada incluiu a aplicação prática da ferramenta em um contexto escolar, seguida por uma oficina com professores de uma escola pública para coletar feedback e avaliar a usabilidade e aplicabilidade da ferramenta. Os resultados preliminares indicam que a ferramenta oferece aos educadores recursos valiosos para adaptar práticas pedagógicas às demandas educacionais específicas, além de possibilitar a participação ativa dos estudantes com o conteúdo curricular. A pesquisa destaca a importância de ferramentas educativas adaptáveis que possam promover uma aprendizagem mais autônoma, sugerindo que a Sala de Aula Interativa tem potencial para ser adotada em uma variedade de contextos educacionais. O estudo conclui com recomendações para aprimoramentos futuros e a necessidade de investigações contínuas para otimizar a integração de tecnologias na educação. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2609 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DesenvolvimentoDeUmaSalaDeAula.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.