Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2611
Título: | Trajetórias e reflexões: o portfólio digital como registro evolutivo na iniciação a docência |
metadata.dc.creator: | CARVALHO, Carla Simone da Costa |
Palavras-chave: | Institucional;Informática Educacional;Iniciação a docência;Portfólio digital |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | CARVALHO, Carla Simone da Costa. Trajetórias e reflexões: o portfólio digital como registro evolutivo na iniciação a docência. Orientadora: Eliane Cristina Flexa Duarte. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2611 |
Abstract: | This paper highlights both the individual and collective experiences of the students during their training to become teachers. The title suggests a dual approach, focusing on both the trajectory of the development and progression of the student and the reflection, critical and personal analysis of this trajectory. The objective is to analyze the applicability and effectiveness of an evolutionary digital portfolio as an instrument for recording, reflecting and developing the professional skills of undergraduate students in Educational Informatics (LIE) who are scholarship holders of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) carried out at the Federal University of Western Pará (UFOPA). The work includes qualitative and quantitative research, focused on the in-depth understanding of the experiences and perceptions of the LIE students during their teacher training. Through the portfolios produced and the questionnaires that were applied, the progress of the scholarship holders was detailed. The initiative is to improve the training of these participants, offering them a dynamic platform that contributes significantly to the construction of a solid and reflective foundation. This foundation is essential for advancing in their future careers as educators in the field of LIE. The research encompasses not only detailed documentation of the academic path, but also an in-depth analysis of this journey, highlighting the students' skills and capabilities in relation to the tool in question. |
Resumo: | Neste trabalho, destaca-se a experiência tanto individual quanto coletiva dos acadêmicos durante sua formação à docência. O título sugere uma abordagem dual, enfocando tanto a trajetória do desenvolvimento e progressão do acadêmico quanto a reflexão a análise crítica e pessoal dessa trajetória. O objetivo é analisar a aplicabilidade e eficácia de um portfólio digital evolutivo como instrumento de registro, reflexão e desenvolvimento profissional dos acadêmicos em licenciatura em Informática Educacional (LIE) bolsistas do Programa institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O trabalho abrange uma pesquisa qualitativa e quantitativa, focada na compreensão profunda das experiências e percepções dos acadêmicos da LIE durante sua formação docente. Por meio dos portifolios produzidos e os questionarios que foram aplicados foi detalhado o progresso dos bolsistas. A iniciativa é aperfeiçoar a formação desses participantes, oferecendo-lhes uma plataforma dinâmica que contribua de maneira significativa para a construção de uma base sólida e reflexiva. Essa base é essencial para o avanço em suas futuras carreiras como educadores no campo da LIE.A pesquisa engloba não apenas a documentação detalhada do percurso acadêmico, mas também uma análise profunda dessa jornada, destacando as habilidades e capacidades dos estudantes em relação à ferramenta em questão. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2611 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_TrajetóriasEReflexõesOPortfólio.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.